Prefeitura de Hortolândia promoverá campanha de castração de animais domésticos para famílias de baixa renda

Ação foi acertada, nesta terça-feira (21/06), em reunião de trabalho entre o prefeito Antonio Meira e representantes do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

A Prefeitura de Hortolândia promoverá, em breve, campanha de castração de cães e gatos, voltada às famílias de baixa renda. A ação, gratuita, será realizada em parceria com o CMPA (Conselho Municipal de Proteção aos Animais) e envolverá clínicas veterinárias do município, previamente cadastradas. A decisão foi acertada, nesta terça-feira (21/06), durante reunião de trabalho entre conselheiros e o prefeito Antonio Meira, no Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro. Entre os objetivos da campanha está diminuir o número de nascimentos de animais domésticos no município e conscientizar a população da importância da posse responsável.

Além disto, na próxima quarta-feira (29/06), representantes da Prefeitura de Hortolândia e do CMPA participam de reunião com os futuros moradores do Residencial Novo Estrela, no Ginásio Victor Savala, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A ideia é orientá-los a, antes da mudança, encontrar alguém disposto a adotar o animal da família, caso não queiram ou não possam ficar com ele na casa nova. As reuniões para sorteio das unidades habitacionais acontecem às 9h para os moradores do condomínio 3 e às 13h30 para os do condomínio 2. O empreendimento é realizado pela Prefeitura com recursos do programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal. Até o final do ano, serão entregues 672 unidades habitacionais.

“Sou sensível a esta causa”, afirmou o prefeito Antonio Meira. “Lá no Novo Estrela, já recomendamos às famílias habilitadas que cuidem da adoção de seus animais. Se não têm alguém conhecido em vista, avisem à Prefeitura. Não queremos que cães e gatos vão parar nas ruas da nossa cidade”, destacou.

“É um passo histórico para a cidade. Faremos esta mobilização também junto com as ONGs”, comemora a vice-presidente do Conselho, Mônica Moreira Fonseca, responsável pela ONG ABVAH (Associação Bem e Vida Animal de Hortolândia). Além dela, participaram da reunião, os secretários Aldo Aluizio Silva (Meio Ambiente) e Marcelo Zanibon (Chefia de Gabinete), a gerente do CCZ, Diana Shirley Valério, e os conselheiros Bruna Ricci de Brito e José Dias.

Departamento de Bem-Estar Animal

Outra medida anunciada durante o encontro é a criação do Departamento de Bem-Estar Animal. As atividades a ele associadas, que atualmente estão vinculadas ao CCZ, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, passarão a integrar a Secretaria de Meio Ambiente.

#HortolandiaTrabalhandoParaTodos