Campanha apoiada pela Prefeitura promove coleta seletiva casa a casa

Iniciativa da Cooperativa Águia de Ouro, em parceria com a ABIHPEC, começou a ser realizada nesta segunda-feira (20/06), na região do Jd. Rosolen e atenderá nove bairros da cidade

Para promover entre a população de Hortolândia a cultura da coleta seletiva e garantir a correta destinação de resíduos recicláveis, representantes da Cooperativa de Reciclagem Águia de Ouro iniciaram, nesta segunda-feira (20/06), pela região do Jd. Rosolen, a primeira etapa da campanha de coleta seletiva casa a casa. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura e faz parte do Programa “Dê a mão para o Futuro”, realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceira com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

O prefeito Antonio Meira participou da abertura dos trabalhos. Em seguida, vestidos com a camiseta do programa, 28 cooperativados que estavam reunidos em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Rua Antônio Fernandes Leite, saíram pelas ruas do bairro, distribuindo panfleto com orientações sobre reciclagem e ímãs de geladeira onde está marcado o dia exato para a coleta dos materiais, em cada localidade.

Meira saudou os cooperativados pela iniciativa. “Vocês vão iniciar uma nova tarefa na região e podem encontrar dificuldades, porque vão levar a população a mudar a rotina. Por isso, não desanimem! Você vão ajudar a população a mudar de cultura, a separar o reciclável do material orgânico. Tenham paciência e perseverança. A credibilidade virá com o tempo. A reciclagem é bom para todos, para o planeta e para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A mobilização acontece até o dia 24 deste mês, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, beneficiando inicialmente nove bairros: Jd. Rosolen, Jd. Santa Isabel, Jd. Adelaide, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Chácaras Coelho, Jd. Sumarezinho, Vila Inema, Novo Ângulo e Parque Perón. Durante este período, enquanto os membros da Cooperativa vão de casa em casa, esclarecendo os moradores sobre a iniciativa, uma van adesivada cedida pela ABIHPEC, percorrerá as ruas mais próximas divulgando a campanha. Posteriormente, na data marcada para a coleta, as equipes voltarão ao bairro para recolher os materiais, casa a casa, a cada semana. O município foi convidado a participar da campanha após implantar o Galpão de Triagem de Coleta Seletiva “Maria Tereza Tolkevicius Bueno”, construído pela Prefeitura na URE (Usina de Reciclagem de Resíduos). O galpão em alvenaria, com 500 m², oferece infraestrutura adequada para o funcionamento da Cooperativa.

Agentes educadores

“Viver de resíduos não é demérito para ninguém. Vocês são agentes do bem-estar e nos ajudam a manter a cidade melhor, mais limpa, e a população a ter consciência ambiental. Assim, a cidade cresce com bem-estar. Vocês são agentes educadores do meio ambiente de Hortolândia”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluizio Silva.

Para a presidente da Cooperativa Águia de Ouro, Ana Lúcia Bueno, a Tala, a campanha é importante tanto por deixar a cidade mais limpa, quanto por gerar novos empregos. É que, a medida que o volume de resíduos coletados aumenta, maior número de pessoas pode integrar a Cooperativa. “Queremos duplicar o que coletamos”, afirmou.

A Cooperativa recolherá garrafas de vidro, papel, papelão, PET, isopor, frascos vazios de remédios e perfumes, latas de refrigerante, panelas, embalagens longa vida brinquedos velhos, embalagens de xampu e creme dental, dentre outros materiais recicláveis, exceto volumosos, como móveis velhos e colchões, que podem ser levados gratuitamente pela população aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis), mantidos pela Prefeitura.

O representante da ABIHPEC, Juciédio Zacarias de Oliveira, o Pollaco, ressaltou que os objetivos da campanha serão alcançados passo a passo, com perseverança. “É um trabalho de formiguinha. Mas é fundamental. Deixa a cidade mais limpa e o povo mais educado”, destacou.

A cabeleireira Cristina Alexandre, moradora da região, aprovou a iniciativa. “É importante para manter as ruas limpas.” Ela, que costuma triar recicláveis apenas quando tem para quem doar, pretende aderir.

#HortolandiaTrabalhandoParaTodos