Prefeito assina ordem de serviço para instalação de 68 km de fibra óptica em Hortolândia

Ação aumentará em 7 vezes número de fibra óptica existente na cidade

O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, assinou nesta semana a ordem de serviço para a instalação de 68 quilômetros de fibra óptica, atendendo todas as regiões da cidade. A ação aumentará praticamente em 7 vezes o número de fibra óptica existe hoje no município, que é de aproximadamente 10 quilômetros. A fibra óptica permite a transmissão de dados em alta velocidade com consistência e sem interrupções e os investimentos são da ordem de R$ 3,9 milhões, sendo R$ 3,2 milhões de convênio com o Governo Federal e mais contrapartida municipal de R$ 700 mil.

Para o prefeito hortolandense, a ampliação é um avanço fundamental para o município, onde a Prefeitura vem trabalhando com planejamento e de olho no futuro. “Sem dúvida este será um grande avanço tecnológico para o nosso município. Disponibilizando fibra óptica, primeiramente, interligaremos todos os nossos prédios públicos a partir da criação do nosso Data Center. Isso garantirá maior qualidade e agilidade, especialmente agora que contamos com a certificação digital. Além disso, a rede de fibra óptica, por meio de concessão de uso, pode ser disponibilizada futuramente para empresas. Cidades que possuem fibra óptica saem na frente em relação a atração de novas empresas e acredito que Hortolândia entra definitivamente na era digital pensando, sobretudo, no futuro”, destacou Meira.

Com a assinatura da ordem de serviço o trabalho de implantação da rede de fibra óptica iniciará dentro de 10 dias. O cabeamento será aéreo nos postes da CPFL e o Data Center ficará localizado no Paço Municipal “Palácio das Águas”. “Com essa estrutura de fibra óptica aumentaremos a nossa capacidade de processamento de dados, teremos uma velocidade de rede e de internet bem maior, além da segurança do nosso sistema que será ampliado. Com a adoção da certificação digital, ocorrida no mês passado, há uma grande necessidade de aumentar a nossa estrutura de serviços e armazenamento de dados e com a fibra óptica e interligação de todos os prédios públicos, isso será possível”, comentou a diretora de Tecnologia da Informação Rúbia Mara Rossi Ferreira.

O serviço de instalação da rede de fibra óptica será realizado pela CPFL e pelo cronograma deverá ser finalizado até o mês de dezembro de 2016.

#hortolandiatrabalhandoparatodos