Prefeito de Hortolândia anuncia construção de mais quatro PEVs durante inauguração de unidade no Jd. Amanda

Cerimônia de inauguração da sexta unidade, que aconteceu nesta quinta-feira (18/05), integra programação de aniversário de 25 anos de Hortolândia

Durante a inauguração do PEV Jd. Amanda (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis), o sexto implantado na cidade, o prefeito Antonio Meira anunciou que, em breve, Hortolândia ganhará mais quatro unidades: uma no Jd. Nossa Senhora de Fátima, uma no Jd. Santa Esmeralda, uma no Jd. Santa Emília e outra no Jd. Minda. A cerimônia, que reuniu moradores do bairro, vereadores, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal, aconteceu nesta quarta-feira (18/05), na rua Augusto dos Anjos, nº 01, Jardim Amanda II. O evento integra o calendário de aniversário de 25 anos de Hortolândia.

A nova unidade atende toda a região do Jd Amanda. Atualmente, existem cinco PEVs em funcionamento: 01-Jd. Auxiliadora, 02-Parque Gabriel, 03-Jd. Interlagos, 04-Jd. Adelaide e 05-Vila Real. Eles funcionam diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

“O PEV é o local ideal para descartar resíduos de construção e recicláveis. Deste modo, uma política pública, realizada pela Prefeitura, contribui para que tenhamos uma cidade mais organizada e limpa e mostra à população, que antes jogava este tipo de resíduo em áreas verdes, que existe um local certo para fazer o descarte”, afirmou Meira. “Com esta unidade no Jd. Amanda chegamos a seis e, em breve, teremos dez unidades”, comemorou.

Para a vice-prefeita, Renata Belufe, a implantação dos PEVs no município tem também um relevante alcance social, pois representa ações públicas que conferem dignidade aos cooperados que atuam na reciclagem dos materiais descartados e pré-triados nas unidades.

“Hortolândia é uma cidade que cresce, mas com a responsabilidade de garantir a sustentabilidade, o que significa tanto oferecer a infraestrutura quanto melhorar a condição de vida dos moradores e levar o cidadão a lidar de modo responsável com o resíduo que gera”, destacou o secretário de meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva.

Leonice Morais de Oliveira, tesoureira da Associação dos Moradores do Jd. Amanda, vê com bons olhos a chegada do PEV ao bairro, tão populoso. “É uma obra muito importante para o Amanda. Costumo ver muito lixo jogado em terrenos baldios e mesmo em córregos”, afirma. “Acho que a função da Associação é contribuir para que a população use o PEV”, completa, explicando que, enquanto a obra estava em construção, os materiais de educação ambiental da Prefeitura já vinham traduzindo para a comunidade o significado da obra.

Ana Lúcia Bueno, mais conhecida como “Tala”, presidente da Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura no trabalho de coleta e correta destinação de resíduos no município, se diz bastante otimista com relação à chegada do mais novo PEV. “A expectativa é dobrar o salário das cooperadas e dobrar também a limpeza da cidade”, ressalta, prevendo a entrada de uma grande quantidade de materiais na nova unidade.

Para os representantes da Caixa Econômica Federal, fonte da maior parte dos recursos que viabilizaram a construção dos PEVs, a parceria entre a Prefeitura e o banco vem se solidificando com o passar do tempo. Exemplo disso é o projeto dos PEVs, premiado na seleção do FSA (Fundo Socioambiental da Caixa). “É um projeto exitoso, bem executado e sendo usado pela população”, destacou Douglas Lazari de Souza, gerente-geral da agência central da CEF em Hortolândia. “Hortolândia foi o primeiro e é o único município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ser premiado pelo Fundo”, ressaltou Silmar Samis Fattori, representante da Caixa para o município.

Para a construção dos PEVs, a CEF liberou R$ 1.056.000,00 e o município, em contrapartida, investiu R$ 483.000,00. O recurso que inicialmente construiria cinco PEVs acabou gerando seis.

O Que é PEV

O PEV é um espaço fechado e seguro, onde os moradores podem descartar, de forma correta e gratuita, entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).