6º Hortolendo também abre espaço para música

Programação gratuita terá apresentações de grupos do CEMMH, Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, Pioneiros do Catira, além de fanfarra, corais e apresentação interativa

Nem só de livros e contos de fadas será feito o 6º Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura de Hortolândia no mês de aniversário de 25 anos do município. O evento gratuito acontecerá no dia 15 de maio no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II. Para embalar as leituras dos visitantes, a programação contará com várias atrações musicais.

O principal objetivo do Hortolendo é despertar em crianças e jovens o prazer na leitura. O evento é resultado direto de políticas públicas que proporcionem aos alunos da rede municipal de ensino o acesso a obras de qualidade, por meio da distribuição e troca de livros, presença de escritores, contação de histórias, realização de oficinas com atividades variadas e gêneros literários e exibição de produções artístico-culturais escritas nas escolas.

A abertura oficial, programada para 10h, ficará a cargo da Banda Municipal de Hortolândia, formada por alunos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão vinculado à Secretaria de Cultura. No período da tarde, outros dois grupos do CEMMH, Da Campana Pra Fora e Madeira Brasil, também se apresentarão. As três apresentações terão regência do maestro e coordenador da Escola de Música, Marcio Beltrami. “Por se tratar de um evento aberto ao público em geral, os três grupos apresentarão repertórios mais populares, com MPB, forró, choro e músicas pop internacionais”, explica o maestro.

Para os apreciadores de música sertaneja de raiz, o destaque será a apresentação conjunta da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, formada por crianças, jovens e idosos, e do grupo Pioneiros do Catira, ambos contam com apoio da Secretaria de Cultura e têm coordenação de Mestre Chiquinho. A Orquestra se apresentará com 25 violeiros e o Pioneiros do Catira com 10 integrantes (oito catireiros e dois violeiros). “Para a apresentação vamos preparar um repertório com músicas sertanejas que tenham a ver com o Hortolendo”, afirma Mestre Chiquinho.

Fanfarra e corais

Quem gosta de fanfarra e corais poderá conferir três atrações no 6º Hortolendo. No período da manhã haverá a apresentação da banda de fanfarra da EE (Escola Estadual) Profª. Liomar Freitas Câmara, que virá com 50 alunos, de 15 a 17 anos. “Vamos estrear nosso novo uniforme. Por meio da banda, fazemos um trabalho de inclusão, com participação de alunos deficientes”, diz a diretora da escola, Maria José Caron Gomes Vieira.

Já no período da tarde, haverá a apresentação do coral do Núcleo de Crianças Vinde a Mim, com 50 jovens, de 6 a 14 anos. “Apresentaremos músicas com temática de ecologia e preservação ambiental e uma canção de ninar em espanhol do Chile”, conta a coordenadora da entidade, Liliane Rigoli.

Depois é a vez do coral da Associação Casa da Criança Feliz, que virá com 40 integrantes de 6 a 15 anos. “Estamos honrados em participar do Hortolendo. Apresentaremos músicas sobre a valorização das crianças”, explica a coordenadora da entidade, Abdel da Silva Neves.

O público também terá oportunidade de soltar a voz na apresentação interativa “Brincando com a Música”, que será comandada por um grupo de professores de música da rede municipal de ensino de Hortolândia. “A ideia é fazer o público cantar junto, bater palmas, brincar mesmo com a música. O repertório será bem leve, com canções infantis populares, clássicos da MPB, forró e samba”, explica a coordenadora pedagógica do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, Selma Epifania.

Confira abaixo a programação musical do 6º Hortolendo:

– 10h: Abertura oficial com a Banda Municipal de Hortolândia, sob regência do maestro Márcio Beltrami

– 11h: Fanfarra da EE Profª Liomar Freitas Câmara

– 12h15: Orquestra de Violas Caipira de Hortolândia e Grupo Pioneiros do Catira, sob coordenação de Mestre Chiquinho

– 13h30: grupo Da Campana Pra Fora, sob regência do maestro Márcio Beltrami

– 14h15: Coral Núcleo de Crianças Vinde a Mim

– 14h30: Grupo Madeira Brasil, sob regência do maestro Márcio Beltrami

– 15h: Coral Associação “Casa da Criança Feliz”

– 16h: Apresentação “Brincando com a Música”, com professores de Música da rede municipal de ensino de Hortolândia