Prefeitura concede subvenção para APMs das escolas da rede municipal

Recurso, concedido por meio da Secretaria de Educação, é destinado para gastos de custeio e manutenção, que vão desde compra de materiais pedagógicos a contratação de seguros e serviços

Neste ano, as escolas municipais de Hortolândia contam mais uma vez com uma ajuda bem-vinda para cobrir seus custos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, concede subvenção para as APMs (Associações de Pais e Mestres) das escolas da rede municipal de ensino. A concessão do recurso é autorizada pela lei No 3.222, de 28 de março de 2016.

O valor total da subvenção é de R$ 735.000,00, concedido para as APMs das 57 unidades da rede de ensino do município, que abrange Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), o CCE (Centro de Convivência Educacional) “Carlos Vilela”, o Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini” e o Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola).

Para o prefeito Antonio Meira, o governo não vem medindo esforços para garantir uma educação de qualidade. “Os recursos da APM contribuem para o bom funcionamento das nossas escolas. Sabemos que um prédio público, assim como a nossa casa, requer cuidados e pequenos imprevistos acontecem. Para dinamizar os reparos, os recursos a APM são, sem sombra de dúvidas, a melhor opção, garantindo autonomia para as escolas e rapidez na execução dos serviços”, comentou o prefeito.

A subvenção é destinada para gastos de custeio e manutenção, que inclui desde reparos de equipamentos e móveis a compra de materiais pedagógicos (livros, jogos e brinquedos) e contratação de seguros e serviços. “As escolas tem autonomia para, dentro das despesas permitidas, atuar e atender às peculiaridades da comunidade escolar”, explica a diretora financeira da Secretaria de Educação, Luciana Foncêca.

Os critérios para definir os valores que cada escola recebe variam em função da quantidade de alunos atendidos e a modalidade de ensino desenvolvida. Além da subvenção, outras fontes de renda das APMs são doações e eventos realizados na própria comunidade escolar.

Brinquedos e sementes

A chegada da subvenção é sempre um momento muito aguardado pelas escolas. Um exemplo é a Emef Ana José Bodini Januário, cuja subvenção é de R$ 14.531, 11. “Com a subvenção, podemos fazer pequenos consertos, como por exemplo, de uma janela, de uma grade, e contratar serviços de brinquedos para a Semana da Criança”, diz o diretor da escola José Luís Menegoro. Localizada na av. Santana, 999, no Jardim Amanda, a Emef Ana Bodini atende 478 alunos do Ensino Fundamental, 1º a 5º Ano, em dois turnos (manhã, das 7h às 12h, e tarde, das 13h às 18h), e conta com 25 professores e 8 funcionários.

Já na Emef Profa. Lilian Cristiane Martins de Araújo, no Jardim Estefania, cuja subvenção para este ano é de R$ 14.481, 75, o recurso será útil para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, como explica a diretora Simone Miranda. “Em nossa escola temos um jardim. Com a subvenção, compramos terra, mudas, sementes e material de jardinagem para o trabalho de conscientização ambiental que desenvolvemos com as crianças”, diz.

A diretora ainda destaca que, com o recurso, é possível enriquecer o acervo da biblioteca da escola, atualmente com mais de 2.800 títulos, que os alunos podem pegar emprestado para ler em casa com os pais. A Emef Profa. Lilian Cristiane Martins de Araújo fica na rua Roseno Pereira, 325. Atende 505 alunos, dos quais 60 são de Educação Infantil Fundamental. A escola conta com 28 professores e 6 funcionários.