Alunos da rede municipal participam de 25ª edição de concurso ambiental

Prêmio Acelor Mittal 2016 foi lançado nesta quarta-feira (06/04)

Com o tema “Energia e ciência: em busca de soluções sustentáveis”, foi lançada a 25ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2016. A secretária de Educação de Hortolândia, Cleudice Baldo Meira, participou do evento de lançamento, nesta quarta-feira (06/04), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. O lançamento contou ainda com palestra da professora Mairy Barbosa Loureiro dos Santos, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Cerca de 15 mil alunos da rede municipal, em 27 Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e 5 Emeief's (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), participam do concurso neste ano. Os trabalhos vencedores serão anunciados na segunda quinzena de setembro.

"É responsabilidade da Educação estimular a ciência na infância e buscar formação para os professores na efetivação de uma prática pedagógica que busque para os atuais problemas ambientais propostas sustentáveis", afirmou Cleudice. De acordo com o Diretor do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, o tema deste ano acompanha a proposta das escolas da rede municipal de Educação. "O novo formato do prêmio contribuirá para o enriquecimento das atividades que incentivam ações mais criativas e colaborativas", explica.

Sobre o prêmio

Esta é  a 25ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, que, neste ano, adota formato inovador. Na versão atual, professores e alunos deverão desenvolver projetos científicos, em vez de redações e desenhos como nas edições anteriores. Ao fazer um projeto, toda a comunidade escolar será envolvida no aprendizado. Os alunos podem aprender no processo de ter uma ideia, pensar em uma pergunta, identificar um problema, pesquisar, produzir textos, levantar dúvidas, elaborar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensão.

Os melhores projetos produzidos serão reconhecidos em nível local e nacional.

A cada edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente distribui material didático sobre o tema anual, além de capacitar educadores visando à conscientização de crianças e adolescentes sobre temas ligados à sustentabilidade. O projeto é realizado em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal.