Mutirão de mamografia realizará 1.200 atendimentos no Cesm até próximo mês

Pacientes que já apresentaram pedido médico do exame na UBS onde realizam acompanhamento ginecológico serão convocadas

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um mutirão para atender pacientes que aguardam por exame de mamografia. O atendimento acontecerá no Cesm (Centro Especializado de Saúde da Mulher), a partir dos próximos dias, com previsão que se estenda até maio. De acordo com a Secretaria de Saúde, farão mamografia mulheres que tenham encaminhamento médico e já agendaram o exame na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde fazem acompanhamento ginecológico. A estimativa é que cerca de 1,2 mil pacientes aguardam pelo exame.

Os agendamentos contemplados no mutirão são aqueles realizados como rotina, anualmente ou a cada dois anos, de acordo com a indicação médica. “Após a campanha de incentivo ao exame preventivo ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’, realizada no último trimestre de 2015, muitas mulheres retornaram à UBS onde fazem acompanhamento e, agora, vão repetir o exame de rotina. Por isso, temos um acúmulo de pedidos desde o início do ano. Para zerar a fila de espera pelos exames, o Cesm convocará cada paciente para realizar a mamografia nas próximas semanas”, destacou a secretária de Saúde, Rosana Nascimento. Vale ressaltar que pacientes com indicação para realizar mamografia de urgência são atendidas imediatamente.

Uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, a cada ano, surgem 56 novos casos de câncer de mama para cada grupo de 100 mil mulheres. Por isso, a conscientização sobre prevenção e exames para diagnóstico precoce são essenciais para garantir a saúde da mulher.