UPAs têm estrutura para estabilização de pacientes emergenciais

Três unidades de Saúde no município funcionam 24h por dia, colaborando para reduzir espera por atendimento no Hospital Municipal

A estrutura da rede municipal de saúde de Hortolândia está preparada para atender vários tipos de demandas dos pacientes. Para isso, há USFs (Unidades de Saúde da Família), onde a população encontra profissionais para atendimento preventivo; UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que oferecem consultas em ginecologia, pediatria, clínica geral e ortopedia; e as UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), onde a comunidade encontra socorro rápido para emergências, perto de casa.

São três UPAs-24h na cidade: a unidade “Dom Bruno Gamberini”, no Jd. Nova Hortolândia, região da Vila Real; a “Pastor Eneas de Castro Gama”, no Jd. Amanda e a “José Pereira de Amorim”, no Jd. Rosolen. Elas funcionam em locais estratégicos e de fácil acesso. “Nas UPAs-24h, o atendimento acontece de forma ininterrupta, o que colabora para reduzir as filas no Hospital Municipal, uma vez que são opções de atendimento emergencial”, destacou a secretária de Saúde, Rosana Nascimento da Silva.

Nas UPAs-24h são atendidos, por exemplo, casos de pessoas vítimas de diversos tipos de acidentes, como os de trânsito, ou emergências médicas que necessitem de socorro imediato a fim de aumentar as chances de recuperação e sobrevivência do pacientes. Para isso, as três unidades possuem estrutura profissional e de equipamentos capaz de estabilizar o paciente que necessita de remoção para unidades de referência, como o Hospital Municipal. No local, também são realizados exames laboratoriais de urgência e radiológicos, agilizando o diagnóstico do problema que afeta a pessoa atendida.

“A população deve utilizar as UPAs-24h para casos emergenciais, uma vez que dispomos de unidades de saúde para marcação de consultas de rotina (USFs) ou consultas para acompanhamento médicos de algum problema de saúde em tratamento (UBSs). Com isso, otimizamos a rede municipal de saúde e temos a oportunidade de ofecerer socorro ágil e eficaz aos pacientes de emergência”, destacou Rosana.

Confira abaixo o endereço das UPAs:

UPA-24h Amanda                R Washington Luis, 1066 - Jd Amanda II

UPA-24h Nova HortolândiaR José Marlin dos Anjos, 185 - Jd Nova Hortolandia