Hortolândia capacita equipes de saúde para garantir mais segurança a pacientes

Atividade é ministrada para equipes das UPAs e do Hospital Municipal

Hortolândia realiza o aperfeiçoamento constante dos profissionais da rede de saúde para oferecer atendimento cada vez melhor à população. Nesta semana, a Prefeitura ministra capacitação sobre passagem de plantão para as equipes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia.

A enfermeira Maria Solange Pacheco Santos, integrante do setor de Educação Continuada do Hospital Municipal Mario Covas, responsável por ministrar a capacitação, explica que é na passagem de plantão, quando há a troca de turno, que a equipe que sai informa à equipe que entra como está a situação dos pacientes e se houve alguma intercorrência.

“É importante que haja a comunicação efetiva na passagem de plantão. A equipe de sai precisa passar informações claras, concisas e objetivas sobre os pacientes internados para a equipe que entra. É necessário informar se há algum paciente com exame pendente. Quais medidas foram tomadas para cada paciente. Se há algum paciente em jejum e por qual motivo. Tudo isso visa garantir a segurança dos pacientes para que eles continuem a receber os cuidados necessários e adequados”, salienta Solange.

A enfermeira destaca que outro tema importante abordado são as seis metas internacionais de segurança do paciente, que são as seguintes: identificação correta do paciente; melhorar eficácia da comunicação; melhorar a segurança da prescrição de medicamentos; assegurar que cirurgias sejam realizadas em locais corretos; reduzir o risco de infecções asociadas a cuidados de saúde; e reduzir o risco de danos ao paciente decorrentes de quedas.

A capacitação também aborda a humanização no atendimento. As equipes ainda realizam uma dinâmica durante a atividade. A capacitação já foi ministrada para as equipes do Hospital Municipal Covas e UPA Rosolém. Ainda nesta semana, as equipes da UPA Amanda também deverão receber a capacitação.