Uniformes escolares começam a ser entregues a 24 mil alunos da rede municipal

Prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (11/03), distribuição dos kits; cada estudante recebe duas camisetas, bermuda, calça e agasalho

Os alunos da rede municipal de Hortolândia estão de roupa nova. Nesta sexta-feira (11/03), teve início a distribuição dos kits de uniforme de verão e inverno aos estudantes matriculados nas escolas municipais. Cerca de 24 mil alunos, desde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), serão beneficiados. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Antonio Meira esteve na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, para a entrega oficial dos kits. A tarde foi a vez dos pais de alunos matriculados na Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jardim Novo Ângulo, e na Emef Professor Cláudio Roberto Marques, no Jardim Santana, receberem as vestimentas.

“A Prefeitura investe na educação para que nossas crianças tenham a mesma oportunidade de aprendizado. Finalizamos nesta quinta-feira (10/03), a entrega dos kits de material escolar e de higiene bucal e, hoje, iniciamos a entrega dos uniformes. É uma conquista dos nossos estudantes, que vem para a escola com roupa nova e cadernos de qualidade. Pensar nas nossas crianças é pensar no futuro, porque daqui a alguns anos são elas que vão governar a cidade”, destacou Meira.

“Meu filho estuda aqui Emef Marleciene há três anos. Viemos de Brasília e lá o uniforme era comprado. Desde que chegamos em Hortolândia, não gasto mais com roupa para ele vir à escola nem com material escolar, porque a Prefeitura entrega tudo pronto. Isso é uma economia muito grande para minha família, sem contar que a roupa identifica o aluno onde quer que ele esteja, significando mais segurança para nossas crianças. O uniforme do ano passado foi usado pelo meu filho todo dia de aula, e isso evitou o desgaste das roupas de casa. O que ele tem já estava ficando pequeno; este kit veio, novamente, em boa hora. São peças fáceis de lavar e de ótima qualidade”, disse a pedagoga Maria Luzia Romano Pena, 50 anos, mãe do Vítor, de 10 anos, estudante do 4º ano da Emef Marleciene Priscila P. Bonfim.

Todas as 55 escolas municipais terão cerimônias oficiais para a entrega dos uniformes, até dia 18 deste mês, com a presença do prefeito, de secretários municipais ou de representantes da Secretaria de Educação.

Uniformes foram confeccionados por aprendizes do

curso de Costura Industrial, oferecido pela Prefeitura

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, confecciona e entrega os uniformes: duas camisetas, uma bermuda, uma calça e um agasalho. Neste ano, o material utilizado é diferente, mais firme e fácil de lavar. Além de garantir economia aos pais e segurança às crianças, que são facilmente identificadas dentro e fora do ambiente escolar pelo uso da roupa padronizada, os uniformes se tornaram uma oportunidade para dezenas de mulheres se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho.

A confecção das peças foi realizada por 70 aprendizes do curso de Costura Industrial, oferecido pela Prefeitura no CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, localizado no Jardim Terras de Santo Antônio. A ação acontece por meio de parceria com o Senai-Sumaré (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No curso, as mulheres aprendem a parte teórica e depois colocam em prática os conhecimentos adquiridos, produzindo vários tipos de peças. A fabricação dos uniformes escolares faz parte da conclusão do curso.