PEVs terão novo horário de funcionamento a partir de terça-feira (1º/03)

Espaços ficarão fechados das 12h às 13h para atender ao horário de almoço de zeladores

A partir de terça-feira (1º/03), os cinco PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), órgãos da Prefeitura de Hortolândia destinados à coleta ambientalmente correta e gratuita de entulhos e outros materiais recicláveis, terão novo horário de funcionamento. Os espaços passarão a abrir, diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 18h, interrompendo o atendimento por uma hora para atender ao intervalo de almoço dos zeladores.

Atualmente, estão em funcionamento as unidades dos seguintes bairros: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, no Jd. Adelaide, no Parque Gabriel, no Jd. Interlagos e na Vila Real. Em breve, o município ganhará mais dois PEVs: um no Jd. Amanda, já em construção, na R. Augusto dos Anjos, s/n; e outro em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), em local a ser definido.

Desde a inauguração do primeiro Ponto de Entrega Voluntária, em maio de 2014, 21.357 munícipes foram até os PEVs e descartaram corretamente 3.167 toneladas de resíduos.

“A Prefeitura tem trabalhado para manter nossa cidade limpa e organizada. Para isso, é essencial a participação da população, descartando seus resíduos nos PEVs, impedindo o descarte de entulhos em calçadas, terrenos baldios e áreas públicas, que se reflete diretamente na proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti”, afirma a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

O que é PEV

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. É proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Após a entrega do material no PEV, o zelador do local faz o controle da quantidade descartada, sendo limitada, no caso de resíduos da construção civil, a até 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg), ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. A medida também é equivalente ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

Confira abaixo o endereço dos PEVs:

• PEV 1 - Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 - Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 - Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 - Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 - Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 - Jardim Amanda (em construção)