Prefeitura promove palestras de educação ambiental na região da Vila Real

Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/02), ação foi voltada a estudantes da Emef Janilde Flores Gaby do Vale

Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, participaram, nesta quinta e sexta-feira (26/02), de palestras sobre educação ambiental. A ação, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, visa orientar moradores da região sobre a importância de descartar corretamente entulhos e demais resíduos recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), a fim de preservar a natureza e contribuir para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Realizadas pela manhã e à tarde a cada dia, as palestras lúdicas foram feitas pela equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Cada criança recebeu uma cartilha ilustrativa com informações relacionadas ao destino correto de cada tipo de resíduo, bem como endereço dos PEVs (confira logo abaixo).

“A proposta é conscientizar não apenas os estudantes, mas também pais e amigos, uma vez que eles se tornam multiplicadores do conhecimento, repassando informações em seu círculo de convivência sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explica Eliane Nascimento, diretora de Meio Ambiente.

“Nesta palestra bem-humorada, o objetivo é reforçar informações sobre descarte correto do lixo, para que as crianças repliquem para os pais e familiares. É importante esta sensibilização, para que a população entenda que temos que cuidar do lixo, para que tenhamos uma cidade melhor e, com isso, combatamos todos os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o coordenador de Educação Ambiental Ricardo Zanoni.

Pôr o lixo no lixo

“Em casa, eu já faço minha parte. Coloco lixo no lixo e deixo tudo organizado. Outra coisa importante que faço é sempre falar para minha mãe e meus irmãos não deixarem água parada”, afirmou Richard Alves dos Santos, aluno do 5º ano B. A faxineira Lucimar Alves dos Santos, mãe do garoto, confirma. “Meu filho sempre vem pra casa com informações importantes, que os professores ensinam. Isso nos ajuda para deixarmos nossos quintais limpos.”

Segundo a professora Sílvia Helena Santana Papa, durante as aulas, “realizamos leitura, interpretação e produção de textos referentes às sujeiras em terrenos baldios e nas próprias casas. É uma forma de prevenção, para que os alunos entendam da importância de combater o mosquito, pois eles são multiplicadores de informações para os pais”, explica.

O que é PEV

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. É proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Após a entrega do material no PEV, o zelador do local faz o controle da quantidade descartada, sendo limitada, no caso de resíduos da construção civil, a até 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg), ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. A medida também é equivalente ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

Confira abaixo o endereço dos PEVs:

• PEV 1 - Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 - Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 - Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 - Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 - Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 - Jardim Amanda (em construção)