Biblioteca Central “Terezinha França” moderniza carteirinha

Novo modelo vem com código de barra para facilitar o controle e o atendimento dos usuários

Quem já é leitor inveterado tem mais um bom motivo para ir à Biblioteca “Terezinha França Mendonça Duarte” (Biblioteca Central). Já começou a ser distribuído o novo modelo da carteirinha de usuário.

Confeccionada em PVC adesivado (material semelhante ao usado em crachás), a nova carteirinha vem com código de barras integrado ao software Biblivre, programa de automação utilizado pela biblioteca. O código facilitará o controle, registrando o histórico de cada usuário (livros emprestados, datas de devolução, atrasos e suspensões), e tornará o atendimento mais dinâmico.

A retirada da carteirinha deve ser feita somente na biblioteca pelo próprio usuário, se for menor de idade, pelo pai ou responsável. A Biblioteca “Terezinha França Mendonça Duarte” funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Antônio Nelson Barbosa, 96, Jardim do Bosque, telefone 3887-1684.

Três mil usuários

Quem ainda não é usuário pode fazer sua carteirinha. Para isso é necessário levar duas fotos 3X4, RG e comprovante de residência. Para os menores de idade uma declaração é entregue para que seja assinada pelo pai ou responsável. A carteirinha fica pronta em uma semana.

Atualmente, a Biblioteca Central tem mais de três mil usuários cadastrados e seu catálogo digital conta com mais de 7.900 títulos. As operações de circulação (empréstimo, devolução e renovação) e o acervo catalogado e disponibilizado pela internet fazem parte das metas estipuladas pelo Plano Municipal de Cultura.