Integrantes do Conselho Municipal serão escolhidos neste sábado

Processo eletivo está aberto a toda a população

Acontece no próximo sábado (21/09) uma reunião ampliada para a eleição dos novos membros do CMPCD de Hortolândia (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). Durante o evento serão escolhidos os 14 integrantes (7 titulares e 7 suplentes) para a gestão 2013/15 -- quatro que representam as pessoas com deficiência, um as entidades e dois os segmentos da sociedade civil ligados à causa. Os representantes do poder público (7 titulares e 7 suplentes), indicados diretamente pelo prefeito Antonio Meira, também serão conhecidos na mesma data.

Aberto a toda a comunidade, o evento será realizado no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, das 9h às 12h. O CIER está localizado na Rua Olívio Franceschini, 200, no Parque Gabriel. A formação do novo conselho antecede a escolha da diretoria, prevista para o final de outubro.

A Prefeitura de Hortolândia apóia e acompanha realização o processo seletivo. A Administração está representada no órgão por meio de servidores das seguintes secretarias: Chefia de Gabinete, Cultura, Educação, Esporte e Recreação, Inclusão e Desenvolvimento Social, Planejamento Urbano e Saúde – Atenção Básica e Especializada.

Na ocasião, haverá também uma palestra sobre o que é o conselho e qual o papel dos conselheiros, realizada pelo psicólogo Antônio Socorro Evangelista. Responsável pela Humanização na esfera da Secretaria da Saúde – Atenção Básica e Especializada, quando vereador, Evangelista foi o autor da Lei 1.939/2007, que trata do tema. Embora tenha sido alterada pela Lei 2.798, de 9 de maio deste ano, a anterior é considerada a matriz das políticas públicas para a pessoa com deficiência no município.

“A participação da população neste processo é muito importante para que todos tenham um olhar diferenciado para a pessoa com deficiência. Ainda hoje, é como se elas não existissem. E ninguém sabe o dia de amanhã. Precisamos pensar que elas precisam ser incluídas, tratadas com respeito e dignidade”, afirma a assistente social e servidora pública Éllen Ribeiro, atual presidente do CMPCD de Hortolândia.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no município 12.740 pessoas com algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora e mental/intelectual (classificadas como com “grande dificuldade ou não conseguem de modo algum”).