Prefeitura abre consulta pública para Plano Municipal de Saneamento Básico

Sugestões da população são importantes para a elaboração do plano de saneamento

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, convida a população a participar da elaboração do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). A consulta está aberta até o dia 23 deste mês. As contribuições serão recebidas por e-mail e analisadas pela equipe de elaboração do Plano. Para participar, basta enviar sugestão no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cópia do documento está disponível em banner, no site da Prefeitura de Hortolândia (http://www2.hortolandia.sp.gov.br/component/k2/item/7695-plano-municipal-de-saneamento-basico)

Com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a Administração, por meio da Humanizar Consultoria Socioambiental, elabora o documento, que beneficiará diretamente todos os 200 mil pessoas habitantes do município. A versão está em fase de construção, o que permitirá o aperfeiçoamento durante o processo de elaboração. Como o Plano Municipal de Saneamento tem caráter dinâmico, poderá ser aperfeiçoado, estando prevista a primeira revisão para os quatro anos seguintes.

Com a finalidade de consolidar o plano de saneamento, a participação popular se torna importante para a política pública de saneamento básico ser alinhada aos anseios da sociedade. “O principal objetivo da consulta pública é criar um espaço para que a população acesse o PMSB do município e avalie as propostas descritas, garantindo a participação popular na elaboração do referido plano", afirma Eliane Nascimento, diretora de Meio Ambiente.

O que é o Plano Municipal de Saneamento

O Plano Municipal de Saneamento Básico existe para planejar o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, manejo das águas pluviais e drenagem urbana. São consideradas variáveis socioculturais e ambientes, assim como aponta soluções tecnológicas, de infraestrutura e preocupações ambientais. Com as audiências públicas, a Prefeitura busca a opinião da população e convida para o debate. Assim todos participam do planejamento dos serviços de saneamento, da formulação e gestão das políticas públicas para o saneamento básico do município.