Hortolândia ganha segunda entidade de apoio ao 3º setor

Evento, nesta terça-feira (27/10), reuniu empresários, ONGs e autoridades municipais; prefeito Antonio Meira e deputada Ana Perugini estiveram presentes

Hortolândia ganhou mais uma entidade de apoio às ONGs (Organizações Não Governamentais). É a FETESH (Federação das Entidades do 3º Setor de Hortolândia),  criada em cerimônia realizada nesta terça-feira (27/10), na Belgo Bekaert Arames, da qual participaram o prefeito Antonio Meira, a deputada federal Ana Perugini, o Monsenhor Décio Ravalignani, secretários municipais, vereadores, empresários e representantes de entidades do 3º setor. Na ocasião, foram anunciados os membros da diretoria e as ações que serão desenvolvidas pela Federação.

O objetivo é assessorar entidades do 3º setor do município filiadas e fazer a ponte entre estas e o empresariado, com base na Lei 12.101, de 2009. Aquelas que desejam se filiar devem desenvolver projetos voltados à educação, assistência social, saúde, esporte e cultura. O município já conta com o Cafe (Centro de Apoio e Fortalecimento às Entidades), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura. Atualmente, possui 18 entidades cadastradas. O Centro realiza o monitoramento e avaliação dos serviços socioassistenciais, com o objetivo de agilizar os atendimentos e as demandas geradas pelos munícipes frequentadores das entidades, nas áreas de educação, saúde e inclusão social.

O prefeito Antonio Meira destacou a importância da criação da FETESH para Hortolândia: “Estou feliz em presenciar o nascimento de uma federação que nos auxilia no cuidado com o cidadão. A FETESH vem somar ao Cafe para fortalecermos as entidades, dando a elas mais condições de trabalho. Juntos seremos mais fortes e atenderemos cada vez melhor nossa comunidade”, afirmou.

Ana Perugini, deputada federal, defendeu o pacto social entre o 1º, 2º e 3º setores da sociedade: “É preciso se organizar para trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento da cidade. Nosso objetivo é fazer com que os projetos aconteçam, beneficiando e transformando o município”, ressaltou.

Integração

Por meio de treinamentos e campanhas, a FETESH permitirá a integração entre empresas que buscam projetos sociais para investir e entidades que procuram investimentos para suas ações. Nesse ciclo de parceria, a ideia é que a empresa adquira mais confiança junto ao mercado e à população, e a ONG ganhe credibilidade e consistência em seus projetos.

A Federação já conta com dois projetos. O primeiro, intitulado “Ocupação Hortolândia”, tem aprovação da Lei Rouanet. A Federação selecionará 10 entidades, através de chamado público, para desenvolver atividades relacionadas à música, dança, teatro e cinema. Estas entidades passarão por capacitação, com oficinas técnicas, para gerir seus projetos, tornando-os atrativos para que empresas patrocinem, por meio de renúncia fiscal. O segundo projeto é a criação da Campanha de Fomento da Nota Fiscal Paulista. A iniciativa visa envolver a sociedade civil de modo a aumentar a doação de cupons da nota fiscal paulista para as entidades sociais.

Tânia Amaro, presidente da FETESH, em discurso, disse que “a criação da Federação hoje marca uma nova etapa para as entidades, rumo ao trabalho e ao desenvolvimento de projetos que beneficiam a sociedade”.

A Casa Betânia, ONG que assiste meninas de 7 a 14 anos em vulnerabilidade social, esteve representada por meio da irmã Cínthia. Ela ressaltou que a criação da FETESH “é mais uma porta que se abre para amparar as entidades da cidade”.

Para Dimas Corrêa Pádua, secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, da Prefeitura de Hortolândia, “a FETESH é importante, porque fortalece o 3º setor e direciona suas ações para que sejam realizadas no município, porque, muitas vezes, a ONG consegue recursos para seus projetos, mas os realiza em outras cidades”, afirmou.