Peça teatral mostra relação entre trânsito, meio ambiente e cidadania

Atividade cultural mobilizou cerca de 500 alunos na Emef Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jd. Adelaide

Aproximadamente 500 crianças que estudam na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jd. Adelaide, participaram, nesta terça-feira (25/04), de atividade cultural sobre trânsito, meio ambiente e cidadania. A peça teatral, com cerca de 45 minutos, foi exibida tanto pela manhã quanto no período da tarde. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia acontece em parceria com a concessionária Rodovias do Tietê.

O tema foi abordado de forma lúdica e contou com a participação de cinco bonecos: um guarda de trânsito, um semáforo, um contêiner de lixo, o mosquito da dengue e as mascotes da concessionária. Por meio do diálogo entre as personagens e os participantes, o conteúdo foi transmitido de forma clara, direta, rápida e precisa.

“Eu assisti o teatro e gostei muito, principalmente, a hora que veio o policial e falou sobre o trânsito e as coisas que precisamos fazer. Eu queria que acontecesse de novo, porque eu gostei muito”, comentou João Eduardo, de 10 anos, estudante do 5° ano.

Para a professora de Educação Física, Fabiana Camila de Souza Duarte, as informações passadas são de extrema importância. “Eles absorvem de forma bem melhor as informações quando as atividades são como o teatro, tornando o aprendizado mais significativo para eles”, avalia a educadora.

A diretora da Emef, Carla Camargo, concorda com a professora. “Esse foi um momento muito especial para nossas crianças. O teatro é uma forma lúdica de tratar assuntos tão importantes. Essa ação, com certeza, marcou as crianças. Eles interagiram o tempo todo com a apresentação”, observou a gestora.

De acordo com a coordenadora  Carla Borrego Varani, o Projeto Trânsito, Meio Ambiente e Cidadania, promovido nas escolas municipais, possui, dentre outros, os objetivos de  “reduzir os acidentes de trânsito nas vias urbanas e nas rodovias e preparar cidadãos empenhados na busca de uma cidade mais saudável com melhor qualidade de vida” (veja abaixo).

“A parceria com a Rodovias do Tietê também faz parte do nosso trabalho sobre a conscientização dos cuidados no trânsito e uma das ações do Maio Amarelo, trabalhando em conjunto com o projeto Educa, em que nossos alunos já estão trabalhando a temática. Todas as parcerias vêm acrescentar em nosso trabalho, fazendo com que, de maneira lúdica, os alunos aprendam sempre mais!”, esclarece Carla.

Confira os objetivo do Projeto Trânsito, Meio Ambiente e Cidadania:

1.  Reduzir os acidentes de trânsito nas vias urbanas e nas rodovias;

2. Sensibilizar a população e estimular o engajamento na campanha de prevenção e combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya;

3.  Eliminar os pontos de descarte clandestinos de Resíduos, e estimular o cuidado com o meio ambiente;

4. Estimular o uso das passarelas;

5.  Preparar cidadãos empenhados na busca de uma cidade mais saudável com melhor qualidade de vida.