Palestra “Café com Rh” reuniu empresários de Hortolândia e região

Trabalho temporário foi tema do evento, que contou com representantes de empresas de pequeno, médio e grande porte

“O trabalho temporário é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho. A maioria deles começa a trabalhar temporariamente e é absorvida pela empresa contratante. Estimula empreendimentos, dá oportunidade aos cidadãos  e contribui para a empregabilidade do município”, é o que afirmou Edmilson Luiz Formentini em palestra que aconteceu nesta quarta-feira (21/10), às 9h. O “Café com Rh”, evento gratuito no plenário da Câmara Municipal de Hortolândia, recebeu cerca de 20 empresários da cidade e região, de empresas de pequeno, médio e grande porte.

A iniciativa é uma realização da agência de empregos A Executiva, com apoio da ACIAH (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Hortolândia) e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.

O administrador de empresas, Edmilson, orientou os presentes sobre os aspectos legais e sociais da Lei 6.019/74, que regulamenta o trabalho temporário no Brasil. Temas como recuperação do PIS/COFINS (9,25%) sobre os serviços prestados e redução de custos financeiros e operacionais foram explicados em apresentação por meio de slides.

Para Dimas Pádua, secretário da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, “o trabalho temporário é uma modalidade contratual que gera renda e traz qualidade de vida à população. Seu estímulo tem contribuído para tornar Hortolândia uma cidade de pleno emprego”, defendeu.

Marcela Sampaio, analista de RH (Recursos Humanos) de empresa de grande porte da cidade, salientou as vantagens da mão de obra temporária e aprovou o evento: “A agilidade nesse tipo de contratação permite a reposição de mão de obra em casos de férias e licenças do quadro fixo de funcionários. Este evento é muito útil porque nos propicia aprender mais sobre o que é legal e o que não é, na prática da lei”, disse.