Umidade relativa do ar atinge índice de emergência

Índice está abaixo de 12%; tempo seco exige que população redobre cuidados com a saúde

A Defesa Civil de Hortolândia, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que a partir desta quinta-feira (24/09), o índice de umidade do ar está inferior a 12%, caracterizando estado de emergência. O tempo seco na região é resultante da ausência de chuvas e das altas temperaturas, aliados à poluição atmosférica.

Diante desse panorama, incômodos nas vias áreas, como ardência nos olhos e ressecamento das mucosas são possíveis de aparecer. Até problemas mais sérios, como alergias, são comuns nesse período. Por isso, é recomendável que a população tome certas precauções (confira abaixo).

Quando os índices encontram-se acima de 31%, o estado é de observação. De 21 a 30%, é necessário atenção. De 13 a 20%, o nível é de alerta. Já abaixo dos 12%, porcentagem verificada nesta quinta, é caracterizado emergência.

As condições do ar se agravam com a ocorrência das queimadas, muito comuns nessa época. Vale lembrar que tal prática é crime. Casos de queimadas devem ser denunciados ao Corpo de Bombeiros (193), à Defesa Civil (199) ou à Guarda Municipal (0800-111-580).

Orientações para o período de estiagem (principalmente para crianças e idosos):

• Beber muito líquido para evitar a desidratação
  • Umedecer o ar da casa, com ajuda de recipientes com água ou roupas úmidas
  • Evitar objetos que acumulem poeira
  • Substituir a limpeza com vassoura pelo pano úmido
  • Ter atenção quanto ao uso do ar condicionado pois ele pode ressecar as vias aéreas
  • Limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares, como conjuntivite
  • Não fumar em ambientes fechados
  • Não acender fogueiras, soltar balões, jogar fósforos ou cigarros na vegetação
  • Evitar atividades físicas nos horários mais secos, de 11h às 17h