Meira participa de reunião do Parlamento Metropolitano sobre campanha ambiental

Proposta de parcerias prevê plantio de um milhão de espécies nativas próximas das nascentes, em toda RMC

O prefeito Antonio Meira participou, nesta sexta-feira (07/08), da reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), realizada na Câmara de Hortolândia. Com a participação de representantes do Poder Legislativo de diversas cidades da região, o encontro teve como principal objetivo apresentar a proposta da campanha ambiental “Mais Árvores, Mais Água, Mais Vida”.

A campanha, que será lançada oficialmente em 21 de setembro, Dia da Árvore, propõe a produção e plantio de um milhão de mudas próximas de nascentes da região, colaborando para a recuperação dos mananciais. A ação acontecerá por meio de parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), a Cati-Campinas (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), municípios da RMC e empresas privadas.

A Cati iniciará, nas próximas semanas, levantamento técnico para identificar nascentes nas 20 cidades que compõem a RMC. Com base nestes dados, a CPFL e a Prefeitura de Campinas, por meio do Viveiro Municipal daquele município, e com apoio das demais prefeituras, produzirão e disponibilizarão as mudas. A campanha conta, ainda, com apoio da Brigada de Infantaria Leve do Corpo de Bombeiros, que poderá colaborar no transporte e plantio de parte das espécies, além da participação de empresas privadas que têm interesse em atuar em questões ambientais como contrapartida a suas atividades. A manutenção das mudas após o plantio caberá às prefeituras e aos proprietários de áreas particulares onde existam nascentes.

Para o prefeito Antonio Meira, a campanha do Parlamento Metropolitano é um importante apoio na recuperação das nascentes. “A Prefeitura de Hortolândia realiza diversos investimentos na recuperação de áreas de preservação existentes na cidade, como a criação de parques ambientais, que, além de embelezar o município trazem mais qualidade de vida à população. Com a destinação de novas mudas de espécies nativas por meio desta campanha, vamos conseguir ampliar nossas ações de proteção ambiental”, afirmou Meira.