Palestras sobre aleitamento materno marcam Semana Mundial

Objetivo é conscientizar população e profissionais da saúde sobre benefícios da amamentação

Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, realiza, até sexta-feira (07/08), palestras e encontros em unidades de saúde com objetivo de divulgar as vantagens de amamentar. Com tema “Mulher trabalhadora que amamenta: vamos tornar possível”, o assunto é abordado de maneira que sensibilize a população e os profissionais da saúde sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

O Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas é uma das unidades que recebem as atividades. Além de palestras para puérperas (mães com bebês recém nascidos) e familiares, os profissionais que atuam diretamente com as mães internadas também receberam dicas de como orientar as pacientes no momento da amamentação. Além disso, a unidade apresenta uma exposição de fotos sobre o tema. Na USF (Unidades de Saúde da Família) Parque do Horto, também é possível acompanhar as palestras que serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/18), a partir das 8h30.

Comitê de Aleitamento Materno

O Comitê de Aleitamento Materno do município de Hortolândia tem por objetivo promover, apoiar e proteger o aleitamento materno além de orientar gestantes, mães, famílias e profissionais sobre a importância do aleitamento materno e seus reflexos na vida do bebê, consequentemente, ajudando-o a ser um adulto mais saudável.

Profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs são treinados pelos membros do Comitê para auxiliar as mães na amamentação. Caso haja necessidade, estes profissionais podem encaminhar mães e bebês para atendimento especializado, realizado no Hospital Municipal e Maternidade.