Guardas municipais participam de capacitação para compor Grupamento Ambiental

Ação da Prefeitura contou com parceria da Sabesp e do Consimares

Oito GMs (Guardas Municipais) participaram de capacitação para compor o Grupamento Municipal de Proteção Ambiental de Hortolândia. Esta é a segunda turma a participar do curso, a primeira na gestão do prefeito Antonio Meira. Anteriormente, outros 20 GMs receberam a capacitação, em 2012.

A formação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Segurança e Gestão de Pessoas, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos). O curso, com carga horária de 24 horas/aula, aconteceu no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, em junho.

Entre os temas abordados estão: arborização urbana e APPs (Áreas de Preservação Permanente); resíduos sólidos; animais peçonhentos e maus tratos aos animais; queimadas; Direito Ambiental; água e a crise hídrica e PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

A medida visa preparar os servidores que integram o grupamento especializado em atender as demandas ambientais no município. Segundo Sunne Teixeira Santos, apoio jurídico da Secretaria de Meio Ambiente, esta é uma das tarefas previstas na Lei Orgânica do Município de Hortolândia, no artigo 218. Este item estabelece como competência da Guarda Municipal, além da proteção e guarda dos bens municipais, seus serviços e instalações, a manutenção de um grupo especializado na fiscalização e orientação sobre o meio ambiente. “A preservação do meio ambiente da cidade depende da atuação consciente da Administração, da educação ambiental constante, da participação popular democrática, do processo permanente de viabilidade dos resultados, bem como de um grupo especializado nas ações ambientais”, esclarece.