Prefeitura realizará audiências públicas para debater Plano de Saneamento Básico

Primeira apresentação acontece nesta quarta-feira (17/06), às 9h30, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza, entre os dias 17 e 22 deste mês, um ciclo de quatro audiências para apresentar à população ações e metas relativas ao planejamento do saneamento básico do município a serem alcançadas, nos próximos 20 anos, pela gestão pública. O Plano Municipal de Saneamento Básico é elaborado com recursos da Fehidro (Fundação Estadual de Recursos Hídricos) e beneficia toda a população de Hortolândia, isto é, cerca de 212 mil pessoas atualmente. As metas contidas no documento podem ser revistas a cada quatro anos.

Abertas à população,que poderá apresentar sugestões, as audiências serão conduzidas pela Humanizar Consultoria Socioambiental, empresa vencedora do processo licitatório. O texto do Plano trata de temas vitais para o município, como o fornecimento de água e a coleta de resíduos, levando em conta o crescimento populacional nestas duas décadas. Após enviado ao Legislativo, a Plano se tornará lei e ferramenta de gestão.

Este é o segundo momento em que a Prefeitura abre o debate sobre o tema com a população, por meio de audiências públicas.O primeiro foi em agosto de 2014, quando os munícipes presentes ajudaram a elaborar o atual Diagnóstico e as Propostas para o Plano de Saneamento, que abordam aspectos como a situação do saneamento para os resíduos sólidos urbanos, drenagem, esgoto e abastecimento de água. No ciclo atual, também será apresentado o prognóstico e as alternativas para a universalização dos serviços de saneamento em Hortolândia.

"O objeto principal das audiências é apresentar as metas e ações a serem implementadas pela Prefeitura no horizonte de 20 anos, bem como um plano de avaliação da eficiência e eficácia no cumprimento das ações propostas. É possível, por meio das audiências, concluir a versão preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico”, explica a Diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. “Esse é o momento de a população se manifestar no sentido de contribuir para um adequado planejamento urbano do município na questão do saneamento básico", conclui.

Confira abaixo as datas das audiências sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico:

Dia 17 de Junho:

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

Endereço: Rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jd. Nsa. Sra. de Fatima

Público: Alunos do curso de jardinagem e comunidade

Dia 18 de Junho:

Local: EE Priscila Fernandes da Rocha