PEV na Vila Real entra em operação

População pode utilizar local para descarte correto de resíduos sólidos

O prefeito Antonio Meira entregou, nesta quinta-feira (21/05), o Ponto de Entrega Voluntária de entulhos e outros materiais recicláveis, o PEV Vila Real. Esta unidade recebe resíduos sólidos, como entulho de construção, madeira, papelão e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum. Um sexto PEV está em implantação no Jardim Amanda, com previsão de ser finalizado neste ano. Outros quatro PEVs já estão em funcionamento no município (confira os endereços abaixo).

“Trabalhos como estes, que colaboram para preservar o meio ambiente em nossa cidade, são muito importantes. Fomos contemplados num concurso da Caixa Econômica Federal com recursos para a implantação dos PEVs, numa seleção que contou com a participação de cidades de todo o País. Ficamos em primeiro lugar, o que demonstra nosso empenho na gestão ambiental”, destacou Meira.

A construção dos PEVs em Hortolândia é fruto de um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, premiado pela Caixa Econômica Federal, em 2011. Com tema “Reciclando Entulhos”, o plano previa, além da construção dos PEVs, a realização de palestras educativas e a produção de panfleto sobre educação ambiental. A parceria com a Caixa garantiu a liberação de recursos do FSA (Fundo Socioambiental) da instituição financeira para a implementação do projeto, primeiro no País a ser patrocinado a fundo perdido, isto é, com recursos da própria Caixa.

O acordo possibilitou investimentos de R$ 1,54 milhão, dos quais R$ 1.056.521,10 foram provenientes do FSA Caixa e R$ 483.538,18 como contrapartida da Prefeitura. Além da obra dos PEVs, os recursos foram investidos na compra de dois caminhões para transporte de caçamba e uma máquina, equipamentos que auxiliarão no transporte dos resíduos depositados nos PEVs.

Como funcionam os PEVs?

A intenção de implantar os PEVs em todas as regiões é manter um local aberto todos os dias da semana, inclusive feriados, onde a população possa descartar correta e gratuitamente itens como entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis, que possam ser reaproveitados. O local é preparado para receber este tipo de resíduo, sendo um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria e manutenção diária. É proibido o descarte de itens como lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Na unidade, cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de entulho, o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros. Os PEVs funcionarão de modo integrado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulho), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizado no Parque Perón. É para este local que os materiais depositados nos PEVs serão encaminhados.

“A Secretaria de Meio Ambiente tem orgulho de participar da implantação dos PEVs e cuidar destes espaços, garantindo o crescimento sustentável da nossa cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva.

Endereço dos PEVs:

•PEV-01 Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV-02 Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV-03 Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV-04 Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV-05 Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

•PEV-06 Jardim Amanda (em projeto)