Modelo na região, PEV de Hortolândia recebe visita de ambientalistas

Participantes da 1ª Viagem de Intercâmbio de Conhecimentos - Resíduos Sólidos e Economia Circular estiveram, nesta quinta-feira (19/10), no município para conhecer a logística de entrega voluntária de resíduos

Participantes da 1ª Viagem de Intercâmbio de Conhecimentos - Resíduos Sólidos e Economia Circular estiveram em Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (19/10), para conhecer de perto o modelo de logística implementado pela Prefeitura em um dos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em operação na cidade. Os PEVs são “unidades equipadas com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material”, conforme esclarece o portal oficial da Administração, no link “Acesso Rápido/Coleta Seletiva”.

A visita dos ambientalistas aconteceu no PEV Jd. Nova Alvorada, localizado na Rua Alcebíades Marques, 15, (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação foi promovida pela Ambipar e contou com a participação de representantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), do qual Hortolândia faz parte; da empresa Klabin; de gestores públicos do Estado do Paraná e do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o objetivo da visita foi trocar experiências e apresentar o modelo de gestão que vem dando certo em Hortolândia e se tornou referência na região. A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura

Confira os materiais que podem ser corretamente descartados nos PEVs:

• material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico),

• material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros),

• material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis

• eletroeletrônicos e vidro

* Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.