Prefeitura realiza 1ª Pré Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O objetivo é levantar propostas para serem enviadas à Conferência Estadual do Idoso; a Conferência Municipal acontecerá no dia 9 de abril

Idosos com mais de 60 anos, integrantes do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), participaram, nesta quarta-feira (24/03), da 1ª Pré Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, aconteceu nas unidades do CCMI Remanso Campineiro e Jardim Amanda. O objetivo do evento é discutir e levantar propostas que serão enviadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A Conferência Municipal será realizada no Centro de Formação de Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no dia 9 de abril.

Os temas trabalhados nas unidades do CCMI foram: gestão, programas, projetos e ações; sistema de garantia de direito; financiamento e participação e importância da política municipal. Foram levantadas três propostas de cada tema escolhido pelos integrantes, que também vão eleger delegados para a Conferência Estadual. O tema da 4ª Conferência Estadual é “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades”. A Conferência será realizada em outubro deste ano.

A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, explicou que o debate tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social. “É importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos. Nosso principal objetivo é romper com os preconceitos de que o idoso é inativo e incapaz”, afirmou Rosana.