PEVs já receberam mais de 600 toneladas de resíduos em toda a cidade

Ao todo, quase três mil moradores já contribuíram para tornar a cidade mais limpa, descartando resíduos sólidos no local adequado

Hortolândia mais limpa, saudável e bonita. Com a implantação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulhos e outros materiais recicláveis) e a colaboração dos moradores, a Prefeitura avança no sentido do descarte correto de resíduos sólidos no município.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, até dezembro de 2014 foram descartadas 616 toneladas de resíduos nos quatro PEVs da cidade, desde sua inauguração. A conquista deve-se à contribuição de 2.849 pessoas, que entregaram nos espaços resíduos sólidos como materiais recicláveis, volumosos, equipamentos eletrônicos, entulho, entre outros.

Os PEVs são espaços fechados e seguros, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis.

No local, é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Balanço

No PEV do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, o primeiro a ser inaugurado, em maio do ano passado, foram depositadas 229 toneladas de entulho, 20 toneladas de ferrosos, 28 toneladas de materiais recicláveis domésticos e 90 toneladas de madeira. Ao todo, a unidade recebeu 367 toneladas de resíduos.

O PEV do Jd. Adelaide, de novembro a dezembro de 2014, recebeu 72 toneladas; já o PEV do Jd. Interlagos recebeu 110 toneladas e, o do Pq. Gabriel, 67 toneladas (veja tabela abaixo, com a quantidade descartada em cada unidade, por tipo de resíduo).

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a Prefeitura tem se empenhado para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e da reciclagem. Para isso, além dos outdoors instalados para orientar a comunidade, agentes ambientais distribuem cartilhas e folderes.

“Os descartes realizados pela população nos PEVs, desde a inauguração, têm sido satisfatórios. Contribuem para a diminuição da quantidade de resíduos recicláveis, que antes eram transportados ao aterro sanitário, bem como dos entulhos e volumosos, que eram descartados de forma irregular”, destaca Eliane.

Segundo a diretora, além dos benefícios ambientais para a cidade, com a instalação dos PEVs existem os benefícios sociais. “Atualmente, os resíduos descartados nos PEVs são encaminhados à URE (Usina de Resíduos Sólidos) e à cooperativa de reciclagem. Os materiais são reaproveitados, o que contribui significativamente com a geração de emprego e renda", explica Eliane.

Após a entrega do material no PEV, o zelador do local faz o controle da quantidade descartada, sendo limitada, no caso de resíduos da construção civil, a até 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg), ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. A medida também é equivalente ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

Atualmente, funcionam em Hortolândia quatro PEVs, nos seguintes bairros: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Pq. Gabriel, Jd. Interlagos e Jd. Adelaide. Neste ano, a cidade ganhará mais dois: um na Vila Real e outro no Jd. Amanda (Confira abaixo os endereços de cada PEV).

Jd. Nossa Sra. Auxiliadora

•PEV Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV Interlagos