Viveiro Municipal realiza contagem de mudas

A partir de 09/02, espaço realiza levantamento de espécies de plantas existentes no local; doação será retomada no dia 16 de março

Na próxima segunda-feira (09/02), o Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, inicia o inventário dos exemplares de árvores produzidas no espaço. O objetivo da ação é identificar e quantificar as amostras de cada espécie existentes do viveiro. Em razão disso, a doação de mudas será interrompida até o dia 15 de março e retomada no dia 16 do próximo mês.

Localizado na Rua Stefano Dilo, nº 350, no Loteamento Adventista Campineiro, o Viveiro doa mudas e adubo orgânico à população. Para adquiri-los gratuitamente, é necessário se cadastrar, levando documentos pessoais e comprovante de endereço. Cada morador pode receber até duas mudas e 40 kg de adubo a cada dois meses. O composto orgânico é utilizado em hortas caseiras e jardins particulares.

Além de serem doadas aos moradores, as mudas produzidas no Viveiro Municipal são utilizadas em canteiros de vias públicas e unidades escolares da rede municipal de ensino. Em 2014, foram realizados 4.548 plantios em calçadas, praças e canteiros centrais. Outros 1.948 plantios das mudas ocorreram em APPs (Áreas de Preservação Permanente).

"Por meio do inventário arbóreo é possível fazer um levantamento específico que identificará as espécies que necessitam de maior produção", explica a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Adubo orgânico

A preparação do adubo ocorre no próprio Viveiro, onde a matéria orgânica proveniente dos serviços de jardinagem e poda na cidade é processada. Além de conter galhos e folhas processados, o composto é formado também por torta de mamona, pó de carvão e esterco animal.

Para retirar o adubo, é preciso levar um recipiente adequado para armazená-lo, como vasos e sacos plásticos. No ano passado, 1.500 mudas e quase 8 mil kg de adubo foram doados à população.