Prefeitura solicita ao Estado cronograma de obras do Corredor Metropolitano

Administração Municipal aguarda entrega da obra para liberar Ponte Estaiada ao tráfego de veículos

O prazo das obras de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares foi um dos assuntos tratados no documento entregue pelo prefeito Antonio Meira ao subsecretário estadual de Relacionamento com os Municípios, Rubens Cury, na última quinta-feira (22/01). O documento continha 19 solicitações, em diversas áreas, inclusive mobilidade urbana. A retomada das obras do Corredor Metropolitano no município inclui a ligação do sistema viário à Ponte Estaiada, integrando as regiões Leste e Oeste da cidade. A Prefeitura quer conhecer o cronograma de execução dos trabalhos, com o prazo final da obra.

A ponte foi construída pela Prefeitura e está 100% concluída. Com eixos de integração no Jardim Santa Rita de Cássia e no Jardim Novo Ângulo, a estrutura fará parte do traçado do Corredor Metropolitano. Esta obra, por sua vez, é de responsabilidade do governo estadual, por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

O traçado do Corredor Metropolitano que será completado a partir de agora foi sugerido pela Administração Municipal e aprovado pela EMTU, com a condição de que a Prefeitura construísse a ponte. Agora, a Prefeitura aguarda a finalização do Corredor para liberar a Ponte Estaiada ao tráfego de veículos.

MOBILIDADE URBANA

A Prefeitura investe na abertura de novas ruas, construção de pontes e viadutos, pavimentação e outras ações que melhoram o trânsito na cidade. No entanto, algumas obras são de responsabilidade do governo estadual. É o caso das intervenções próximas das rodovias. Pensando em trazer mais qualidade de tráfego também nestes trechos, o prefeito entregou ao Estado, na última semana, o documento com diversas solicitações em mobilidade urbana e outras áreas, como saúde, educação, segurança, habitação e mobilidade urbana.

Além do cronograma de obras do Corredor Metropolitano, o documento aponta a necessidade de duplicação da Estrada Municipal Valêncio Calegari, melhorando a ligação de Hortolândia à Rodovia Anhanguera; a duplicação do viaduto da avenida Santana, que passa sobre a Rodovia dos Bandeirantes; e a construção do viaduto de ligação entre o Jardim Nova Europa, em Hortolândia, ao Parque Bandeirantes, em Sumaré. O documento também solicita recursos para recapeamento de ruas, devido a realização de obras de esgoto pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), entre outros assuntos.

“Este é o primeiro contato com a nova gestão do governo do Estado. Tivemos pressa para apresentar algumas reivindicações antigas dos moradores e outras prioridades novas que clamam por melhorias, por causa do crescimento e desenvolvimento da cidade. Esperamos que o governador tenha um olhar carinhoso para Hortolândia”, explicou o prefeito.

A expectativa é que as reivindicações sejam acatadas o mais breve possível. O subsecretário estadual de Relacionamento com os Municípios, Rubens Cury, afirmou que vai analisar as reivindicações e encaminhá-las para o governador Geraldo Alckmin. “Vou me reunir, a princípio, com os secretários das pastas para elencar as prioridades e acompanhar de perto o trabalho junto à Prefeitura de Hortolândia”, garantiu Cury.