SAMU receberá novos integrantes

Oito servidores concursados inciam integração na próxima semana

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência receberá reforço na equipe que contará com oito novos servidores, a partir da próxima semana. A informação  foi dada pela secretária de Saúde, Paula Nista, durante o café da manhã de comemoração ao 7º aniversário do SAMU, na manhã desta sexta-feira (23/01). Paula destacou a importância das atividades realizadas pela equipe e agradeceu a dedicação. “Estamos planejando diferentes capacitações para a equipe neste ano. O nosso objetivo é atender a população cada dia com mais precisão e, agilidade, por isso precisamos investir sempre em nosso profissionais”, comentou a secretária.

Na próxima semana, oito novo servidores participarão da integração oferecida pela Secretaria de Saúde. As especialidades dos concursados são sete técnicos de enfermagem e um enfermeiro. Atualmente, o SAMU conta com 83 profissionais, sendo técnicos de enfermagem, motoristas, enfermeiros e médicos, além da equipe administrativa e de limpeza. Todos os servidores trabalham em esquema de plantão.

“A comemoração é mérito do conjunto, pois todos doam o máximo de si,diariamente, para salvar vidas. Cada novo atendimento gera-se uma expectativa de sempre fazer o melhor, da maneira mais precisa e rápida, com isso um dia dia como hoje, de reconhecimento é digno de festejar com todos. Agradecemos imensamente o carinho de cada profissional e pretendemos cada vez mais fazer o melhor ao próximo. A instalação da unidade foi uma um batalha árdua e hoje é uma vitória comemorar os sete anos de operação precisa e atuante”, avaliou a secretária.

De acordo com o coordenador do SAMU-Hortolândia, Rodrigo Giacomelli, por mês, o SAMU realiza em média 1.200 atendimentos no município, em geral, casos de acidentes vasculares (infartos e derrames), além de traumas causados por colisões entre carros e motos.

Atualmente, há cinco unidades em operação na base Hortolândia do SAMU Regional – uma avançada e quatro básicas, além das duas de reserva (uma básica e outra avançada) utilizadas quando há maior demanda ou retirada de veículo para manutenção. Para agilizar os atendimentos médicos de urgência realizados pelo SAMU, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deslocou duas ambulâncias básicas para as UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) do Jardim Amanda e Jardim Rosolen. O objetivo da descentralização dos veículos apresenta resultados  no tempo de resposta aos chamados.

Investimentos

Os investimentos do município em saúde refletem a política de governo do prefeito Antonio Meira, que prioriza o atendimento médico de qualidade, com agilidade e tratamento humanizado aos pacientes. A Prefeitura projeta e constrói unidades de saúde em todas as regiões, com prédios acessíveis e confortáveis. Além disso, são realizadas contratações para suprir a demanda de servidores para a prestação do serviço.