Barracão de triagem protegerá resíduos na URE

Obra deve ser finalizada em setembro

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, trabalha na construção de um barracão para armazenamento provisório de resíduos sólidos na URE (Usina de Resíduos Sólidos), localizada no Parque Perón. O objetivo é proteger da ação do tempo materiais frágeis, como espuma e madeira. A obra já teve 57,47% de serviços executados. A previsão é que o barracão fique pronto em setembro.

A área de transbordo e triagem dos resíduos sólidos inclui, além do barracão de 288 metros quadrados, área para resíduos não recicláveis, sólidos e volumosos, além de rede de esgoto, rede de águas pluviais, sistema de proteção de descargas atmosféricas, rede de combate a incêndio e iluminação.

Considerada modelo regional na reciclagem e reaproveitamento de resíduos da construção civil, a URE Hortolândia abriga um centro de recepção, triagem, processamento e transbordo de materiais. O projeto é gerenciado pelo INAC (Instituto Nova Ágora de Cidadania), instituição parceira caracterizada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A usina está localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 4.183, no Parque Perón.

Neste local, resíduos provenientes de reformas e novas construções, tais como tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico, têm destino ambientalmente correto. Após triagem, são reaproveitados, dando origem a novos materiais (areia, pedriscos, pedras e bica corrida – um tipo de brita mais rústica) usados em obras públicas, como a operação Tapa-buraco. Também são levados à URE alguns dos resíduos depositados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), como móveis velhos, por exemplo.

Os PEVs são locais abertos todos os dias da semana, inclusive feriados, onde a população possa descartar correta e gratuitamente itens como entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis, que possam ser reaproveitados. É proibido o descarte de itens como lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde. Na unidade, cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de entulho, o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros.

Endereço dos PEVs:

•PEV Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)