Pais devem ficar atentos na hora de contratar serviço de transporte escolar

Veículos precisam passar por vistoria pela Ciretran, além de apresentar selo e alvará da Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, orienta pais e responsáveis por estudantes que vão contratar serviço de transporte escolar a observar alguns itens que vão garantir a segurança dos alunos durante o trajeto até a escola. A existência de documentação e requisitos exigidos para o transporte de alunos é item obrigatório para a prestação deste tipo de serviço.

De acordo com o Departamento de Mobilidade Urbana, o veículo escolar autorizado para o transporte de alunos apresenta um selo fornecido pela Prefeitura, após vistoria realizada pelo Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). O órgão de trânsito observa nos veículos requisitos básicos para o transporte de crianças, como obrigatoriedade de curso de transporte escolar para o condutor, cinto de segurança em todos os bancos, tacógrafo, limitador de vidro, extintor de incêndio e faixa lateral e traseira de 40 centímetros com a inscrição “Escolar”. Além disso, itens básicos de mecânica, segurança veicular e documentação são rigorosamente analisados.

Logo após a vistoria, o veículo é encaminhado ao Departamento de Mobilidade Urbana, que cadastra os carros e fornece o selo de vistoria. Os condutores também recebem da Prefeitura alvará de autorização para o trabalho. O documento deve estar sempre no veículo e pode ser conferido pelos pais dos alunos.

Após a primeira vistoria, uma nova verificação acontece semestralmente, de acordo com o final da placa. Veículos cujas placas terminem com 1 e 2 são vistoriados em fevereiro e agosto; final 3 e 4, em março e setembro; final 5 e 6, em abril e outubro; final 7 e 8, em maio e novembro; e final 9 e 0, em junho e dezembro.