Campanha “Fique Sabendo” já realizou mais de 400 exames de HIV

Meta é realizar mais de 700 exames, ultrapassando registros da campanha de 2013; testagem é oferecida, gratuitamente, nas unidades de saúde

Unidades de saúde da Prefeitura de Hortolândia estão realizando testes gratuitos de HIV (vírus causador da Aids) e Sífilis, sem necessidade de encaminhamento médico. Até esta segunda-feira (01/12), Dia Internacional de Luta Contra a Aids, 420 pessoas procuraram o serviço de saúde para realizar o teste.

A ação, iniciada na semana passada, faz parte da campanha “Fique Sabendo”, organizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz. Neste ano, o tema da mobilização é “#Tire o peso da dúvida”. Em Hortolândia, a meta é ultrapassar a realização de 700 testagens, quantidade registrada durante a campanha de 2013.

Até sexta-feira (05/12), todas as unidades de saúde do município vão realizar, gratuitamente, exame de sangue para diagnóstico de HIV. Além disso, cada unidade de saúde terá um Dia D da campanha, com oferta de teste rápido. A programação pode ser conferida abaixo.

Tanto o teste de HIV quanto o de Sífilis ficam prontos em menos de 15 minutos. O teste de HIV é de resultado definitivo; já o de Sífilis, necessita de outros exames laboratoriais para confirmação. Os testes são feitos em uma sala fechada, uma pessoa por vez. Quem realiza o exame tem a privacidade garantida.

Amdah

Em Hortolândia, o Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia) é a unidade de saúde de referência para testagem de HIV e Sífilis. Neste final de semana (6 e 7 de dezembro), o Amdah estará aberto para ampliar a oferta do exame.

Mesmo quando a campanha “Fique Sabendo” não está em divulgação, o teste é realizado gratuitamente no Amdah. No local, também são oferecidos medicamentos para Aids, estágio em que o vírus HIV manifesta sintomas, afetando a imunidade do paciente. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O telefone é (19) 3897-3653.

Neste ano, Hortolândia registrou 12 novos casos de HIV e 34 novos casos de Aids. Todos os pacientes são acompanhados pelos profissionais do Amdah, como infectologista, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.

Dia D com oferta gratuita de testes rápidos:

•02/12 – terça-feira

Unidade Básica de Saúde Jardim Novo Ângulo

Cesm (Centro Especializado na Saúde da Mulher)

Hospital Municipal

•03/12 – quarta-feira