Pq. Gabriel e Jd. São Miguel recebem ação de combate à Dengue e Chikungunya

Agentes de saúde vão vistoriar, neste sábado (29/11), casas em busca de criadouros de mosquitos que transmitem as doenças

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (29/11), arrastão contra a Dengue e Chikungunya nos bairros Parque Gabriel e Jardim São Miguel. O controle de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue, e também do mosquito Aedes albopictus, transmissor da Chikungunya, é uma das prioridades da área de saúde. Agentes fazem visitas casa a casa em busca de criadouros e orientam moradores sobre como evitar a proliferação de pernilongos.

Os arrastões, que acontecem praticamente todos os finais de semana, continuam frequentes neste final de ano, época em que os casos da doença costumam ser elevados devido ao calor. Mesmo com este histórico, o intenso trabalho dos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), aliado ao esforço da população, pode colaborar para conter o avanço da Dengue.

Além dos arrastões de combate à dengue, os agentes do CCZ realizam vistorias nas residências, de segunda a sexta-feira, em todos os bairros da cidade. Por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Serviços Urbanos, também são realizados mutirões de cata bagulho, com a limpeza de terrenos baldios e a remoção de entulho das calçadas. A Prefeitura realiza, ainda, nebulizações nas localidades com maior concentração de pessoas infectadas pela Dengue.

É importante que a população colabore, mantendo quintais e terrenos livres de objetos que possam acumular água. Caixas d’água devem ser bem tampadas e calhas precisam ser limpas periodicamente. Combater a dengue é dever de todos.

Neste ano, Hortolândia registra 2.186 casos positivos de Dengue. Não foi registrado nenhum caso de Chikungynia na cidade.

Chikungunya

O combate ao mosquito transmissor da Dengue ganha reforço devido ao registro de casos de Chikungunya no país. A doença e transmitida pelo Aedes aegypti (transmissor da Dengue) e também pelo mosquito Aedes albopictus. Os sintomas são semelhantes aos da Dengue, porém mais intensos. A orientação quanto ao contágio pelo vírus causador da Chikungunya é evitar água parada, onde o mosquito transmissor pode depositar ovos e procriar.

Casos suspeitos da doença devem ser notificados na unidade de saúde mais próxima. Os sintomas da Chikungunya são dor de cabeça intensa, febre alta e repentina, dor muscular e nas articulações, entre outros sinais. Não existem vacinas contra a Dengue nem contra a Chikungunya, sendo que a prevenção aos mosquitos é a melhor forma de evitar as doenças.