Hortolândia recebe 365 lixeiras do Consimares

Entrega dos coletores é nesta sexta-feira (28/11); Prefeitura define em breve onde papeleiras serão instaladas

A destinação correta de resíduos sólidos no município ganha mais um reforço, a partir de agora. Depois de entregar à população quatro PEVs, os Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebe, nesta sexta-feira (28/11), 365 lixeiras vindas do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).

Os coletores de lixo serão instalados, em breve, em parques e vias públicas próximas de centros comerciais, onde há grande circulação de pessoas. O objetivo é facilitar o descarte de resíduos do dia a dia, como papeis, palitos de sorvete, embalagens e restos de alimentos, contribuindo para que a cidade se mantenha mais limpa e saudável. A medida visa também evitar enchentes, causadas pelo entupimento de bocas de lobo e galerias pluviais.

Feitas de material plástico resistente, do tipo Pead (Polietileno de alta densidade), as papeleiras têm capacidade volumétrica para armazenar, no mínimo, 50 litros e carga de 16 kg. Ao todo, o Consórcio, que reúne oito municípios da região, dentre eles Hortolândia, distribuirá, entre os consorciados 2.000 lixeiras papeleiras. A quantidade destinada a cada cidade varia, de acordo com o número de habitantes e a contribuição financeira feita ao Consórcio.

A manutenção de uma cidade limpa e sustentável, que oferece à população meios de descartar corretamente os resíduos urbanos, é uma das prioridades do governo Antonio Meira. Além de manter 17 pontos de descarte correto e gratuito de lixo eletrônico, a Prefeitura pôs em funcionamento quatro dos seis PEVs, que funcionarão integrados à URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), e realiza palestras para orientar os munícipes sobre o tema.

“Queremos contribuir com a limpeza pública, nos municípios da região, aumentando a oferta das papeleiras instaladas nas cidades. A cidade fica mais limpa, porque elas reduzem os resíduos de varrição e podem ser fixadas em placas ou postes de energia elétrica. Isto significa uma menor quantidade de resíduos que vão parar na rede de drenagem, o que evita alagamentos por causa de bueiros entupidos”, explica Valdemir Ravagnani, superintendente do Consimares.

“O descarte de resíduos é um dos maiores e mais complexos desafios enfrentados pela administração pública, principalmente porque não depende apenas de políticas e infraestrutura urbana, mas sobretudo da participação da sociedade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva. “Acreditamos que a mudança de hábitos cotidianos, como a utilização de lixeiras públicas, pode contribuir significativamente para a redução dos resíduos descartados de forma irregular nas vias e espaços públicos, sem para isso, demandar estratégias complicadas, complexas ou grandes investimentos, mas apenas despertando o senso de civilidade da população do município”, complementa.