Campanha “Fique Sabendo” terá teste rápido de HIV nas unidades de saúde

Meta é realizar mais de 700 exames, ultrapassando registros da campanha de 2013

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, a partir desta segunda-feira (24/11), a campanha “Fique Sabendo” de testagem de HIV (vírus causador da Aids) e Sífilis. A ação faz parte da mobilização estadual pelo Dia Internacional de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

Até o dia 5 de dezembro, todas as unidades de saúde do município vão realizar, gratuitamente, exame de sangue para diagnóstico de HIV. Além disso, cada unidade de saúde terá um Dia D da campanha, com oferta de teste rápido. A programação pode ser conferida abaixo.

Tanto o teste de HIV quanto o de Sífilis ficam prontos em menos de 15 minutos. O teste de HIV é de resultado definitivo; já o de Sífilis, necessita de outros exames laboratoriais para confirmação. Os testes são feitos em uma sala fechada, uma pessoa por vez. Quem realiza o exame tem a privacidade garantida.

Em Hortolândia, o Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia) é a unidade de saúde de referência para testagem de HIV e Sífilis. Nos dias 6 e 7 de dezembro, um final de semana, o Amdah estará aberto para ampliar a oferta do exame. A meta da campanha deste ano é ultrapassar a realização de 700 testagens, quantidade registrada durante a campanha de 2013.

Mesmo quando a campanha “Fique Sabendo” não está em divulgação, o teste é realizado gratuitamente no Amdah. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O telefone é (19) 3897-3653.

Fique Sabendo

A campanha “Fique Sabendo” é organizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz. Neste ano, o tema da mobilização é “#Tire o peso da dúvida”. Nesta quarta-feira (19/11), profissionais da saúde que vão atuar diretamente com a testagem durante a campanha participaram de uma capacitação.

A reunião com os profissionais é necessária para que eles estejam preparados para um acolhimento de pacientes cujo resultado do exame dê positivo. De acordo com a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Êrica Adriane R. Ribeiro, resultados positivos no primeiro teste rápido serão confirmados com um segundo teste. “Após esta confirmação, o paciente é encaminhado para acompanhamento pela equipe do Amdah, onde recebe atenção de uma equipe multidisciplinar, gratuitamente”, afirmou.

No local, também são oferecidos medicamentos para Aids, estágio em que o vírus HIV manifesta sintomas, afetando a imunidade do paciente. Neste ano, Hortolândia registrou 12 novos casos de HIV e 34 novos casos de Aids. Todos os pacientes são acompanhados pelos profissionais do Amdah, como infectologista, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.

Dia D com oferta gratuita de testes rápidos:

•24/11 – segunda-feira

Hospital Municipal

•02/12 – terça-feira

Unidade Básica de Saúde Jardim Novo Ângulo

Cesm (Centro Especializado na Saúde da Mulher)

Hospital Municipal

•03/12 – quarta-feira