Prefeito vistoria obra da Emei Jd. Terras de Santo Antônio

Construção está em fase final; unidade atenderá alunos no próximo ano letivo

O prefeito Antonio Meira visitou, nesta quinta-feira (13/11), a obra da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Terras de Santo Antônio. Também participaram da vistoria a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, e o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis. Durante a inspeção no canteiro de obras, eles acompanharam os detalhes do projeto, como as salas de aula integradas, estruturas de acessibilidade e segurança na área de preparo de alimentos. A obra está adiantada e a previsão é que a unidade de ensino comece a funcionar no início do próximo ano letivo.

A nova Emei terá capacidade de atender até 240 crianças, em dois turnos. Para as crianças da creche (berçário, maternal e minigrupo), o atendimento será em período integral. Além destes alunos, a escola terá crianças de pré-escola (Jardim I e Jardim II), em período parcial. “Estamos avaliando qual a oferta real de vagas que será disponibilizada à comunidade. Já recebemos a demanda desta região, por meio das inscrições que foram realizadas, e vamos conseguir atender todas as crianças do bairro que aguardam por vaga na Educação Infantil”, garantiu a secretária de Educação.

A educação é uma das prioridades do governo Meira. Até o final de 2016, a atual gestão terá conquistado para Hortolândia nove unidades de Educação Infantil, o que significa a criação de mais de mil vagas para crianças de zero a seis anos de idade.

Além das Emei Terras de Santo Antônio, em obras, está prestas a começar a construção das Emeis Novo Cambuí, Novo Ângulo, Nova Alvorada e Nova Europa, todas com investimentos do Pró-Infância, do governo federal. Por meio deste recurso, também serão construídas escolas infantis nos bairros Jardim Novo Estrela e Jardim Amanda. Já no Jardim São Jorge, mais duas creches serão construídas com apoio financeiro do programa Creche Escola, do governo estadual.

Visita

Nesta visita, com o prédio em fase final de acabamento, foi possível vislumbrar como a obra ficará depois de pronta. As salas de aula, amplas e arejadas, estão integradas ao banheiro infantil. Nesta área, cubas de inox e duchas garantirão mais conforto aos pequenos na hora do banho. Uma bancada de granito em cada ambiente facilita a troca de fraldas.

O acesso às salas de aula é outro diferencial: há entradas tanto pelo pátio interno, completamente coberto, quanto pela lateral, com acesso à área gramada. Isso possibilita fácil acesso da turminha a todos os ambientes de convívio da escola, sempre sob monitoramento de dois educadores por sala, além de um educador intermediário que dará apoio a cada classe.

Na área externa, há uma grande área coberta, que protegerá as crianças do sol e da chuva. Além disso, a cobertura alta deixa o espaço ventilado, ideal para brincadeiras. Na área gramada, sem cobertura, a Prefeitura implantará parquinho infantil, adquirido recentemente para todas as escolas da rede municipal.

“Estamos muito felizes com este novo prédio escolar. A construção de uma escola neste bairro é uma reivindicação antiga dos moradores do Jardim Terras de Santo Antônio. Este é um momento de realização, de cumprirmos um compromisso com a população, que é a ampliação de vagas”, destacou o prefeito.

Estrutura

A unidade de ensino possui oito salas de aula. Serão duas de berçário, para crianças de até um ano de idade; duas de minigrupo, para crianças com idade entre um e dois anos; duas para maternal, quando as crianças têm entre dois e quatro anos; e duas para os Jardins I e II, com alunos entre quatro e seis anos. O investimento na obra é de cerca de R$ 3,3 milhões. Os recursos são do governo federal, por meio do programa Pró-Infância

A escola conta, ainda, com salas administrativas, almoxarifado, cozinha e refeitório, banheiros, pátio coberto, estacionamento e sala multiuso, que poderá ser utilizada como laboratório de informática.

Investimentos

As ações da Prefeitura no Jardim Terras de Santo Antônio têm garantido melhorias não só para os moradores do bairro, mas para toda a cidade. Recentemente, foi anunciada a locação de um prédio na rua Luís Arten para a instalação da Corporação de Bombeiros, que deve ser inaugurada em dezembro. As atividades do grupamento vão garantir mais segurança para a população. Também no Jardim Terras de Santo Antônio, a Prefeitura entregou uma praça com academia ao ar livre, pista de caminhada, parquinho e campo de área.

“Planejamos e realizamos obras em todas as regiões da cidade, para garantir mais qualidade de vida à população. São unidades de saúde, escolas, praças e parques, além de investimentos em sistema viário, ações com o objetivo de que a cidade cresça junto da nossa população”, enfatizou Meira.