Grupo de gestantes participam do encerramento do Programa Gestação

CRAS-Vila Real conclui primeiro ciclo de palestras nesta sexta-feira (07/11)

O Programa Gestação, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia, encerrou, na manhã desta sexta-feira (07/11), o primeiro ciclo de palestras realizadas no CRAS (Centro de Assistência e Referência Social) Vila Real. Neste primeiro quadrimestre do Programa, a unidade atendeu 60 gestantes, que receberam, durante a cerimônia, o kit gestante com materiais de higiene e utilidades pessoais para os recém-nascidos.

Lançado em julho, o Programa tem o objetivo de atender grávidas em situação de vulnerabilidade social do município de Hortolândia, atendidas nos projetos sociais, referenciadas nos CRAS. As orientações abordam principalmente o fortalecimento dos vínculos familiares.

Durante os encontros dos grupos realizados nos CRAS-Vila Real, Jardim Rosolen, Jardim Novo Ângulo e Jardim Amanda, as gestantes participaram de palestras educativas sobre o entendimento de suas transformações, buscando trazer, para um maior nível de consciência e maturidade, o que se passa dentro e fora do seu corpo, envolvendo o emocional, o físico e o social.

Foi realizado um trabalho diferenciado  na abordagem técnica de pesquisa de prontuários para evitar a participação indevida. Dinâmicas de grupo também foram desenvolvidas. Os encontros aconteceram mensalmente, conforme descrito no cronograma, com temas pontuais, além dos atendimentos individuais, quando se fizerem necessários.

Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, o primeiro fechamento das atividades já apresenta um reflexo muito positivo. “A interação das gestantes durante os encontros trouxe um incentivo muito grande. Já temos listas de espera para todas as unidades. Todas as atividades foram preparadas com muito carinho, pensado no contexto da etapa da vida, que é a chegada de uma criança. O objetivo é incluir as famílias capacitadas no mercado de trabalho”, disse Rosana.

Moradora do Jardim Nova Hortolândia, Rosângela Alves Rocha Rodrigues, de 39 anos, participou junto com a filha,  que recentemente foi mãe pela 1ª vez, do Programa Gestação. “Este é o meu quinto filho. Estamos nos preparando para receber a Sophia e o nosso presente foi duplo. A minha filha e eu tivemos a oportunidade de frequentar os encontros juntas e colocar em prática principalmente os hábitos saudáveis da alimentação. Foi ótimo, uma ajuda inovadora”, comentou Rosângela.

Critérios

Para participar das atividades é necessária a inserção no programa e realização de pré-natal na rede de saúde pública no município. Porém, somente participarão do programa as gestantes moradoras do município. Elas precisam estar inscritas no Cadastro Único e participar regularmente das ações previstas pelo programa.

Desenvolvimento

As gestantes participam do Programa em atendimento individual ou em reuniões ampliadas, quando será apresentada a proposta das ações desenvolvidas, dentre elas palestras,  apresentação de vídeos e rodas de conversas, visando orientar sobre o cuidado com o bebê, a saúde da gestante, a importância do aleitamento materno, direitos, deveres e outros. Em caso de gestação de risco, o CRAS realizará o acompanhamento periódico da família.