Prêmio ambiental contempla alunos do município

Tema deste ano abordou agricultura familiar; cerca de 30 mil alunos da rede municipal e estadual participaram nas categorias Redação, Desenho e Projeto-Escola

Cinco alunos de escolas municipais e estaduais de Hortolândia serão premiados no dia 26 de novembro, por vencerem a etapa municipal do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. O concurso de desenhos e redações é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Belgo Bekaert Arames e a Fundação ArcelorMittal Brasil. A premiação acontece na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, a partir das 13h. A unidade de ensino está localizada na Rua Maria de Lourdes C. Cancian, nº 92, Remanso Campineiro.

Na categoria Desenho 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, a vencedora na etapa municipal foi a aluna Júlia Sampaio Oliveira, da Emef Villagio Ghiraldelli. Do 4º ao 5º ano, quem ganhou foi Yasmim da Silva Oliveira, aluna da Emef Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo.

Já na categoria Redação, do 6º e 7º ano, quem venceu foi Lara Luz Oliveira de Almeida, da EE (Escola Estadual) Manoel Ignácio Silva. Do 8º ao 9º ano, o vencedor foi Felipe Martins da Silva, aluno da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.

Dos cinco contemplados, Felipe Martins da Silva, aluno da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva, foi também um dos vencedores na etapa corporativa do prêmio. Felipe concorreu na categoria Redação, para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A premiação do estudante nesta categoria acontece no dia 13 de novembro. O aluno ganhará prêmio em dinheiro, um tablet e viagem para a família e o professor a Belo Horizonte.

O projeto de horta em garrafa PET e plantio em pneus, como alternativa para promover a educação ambiental e a sustentabilidade, na EE Profª Maria Rita Araújo Costa ganhou na categoria Projeto Escola, que premia ações coletivas.

Ao todo, cerca de 30 mil alunos da rede municipal e estadual de ensino, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, participaram do concurso. O objetivo do Prêmio é reconhecer, em nível local e nacional, as redações, desenhos e projetos-escola que melhor representam a consciência ambiental.

Premiação

Com o objetivo de promover a educação ambiental, neste ano, o prêmio teve como tema a “Agricultura Familiar: garantindo uma alimentação segura, saudável e sustentável". A ação engloba um concurso de desenho, redação e projeto escola.

A cada edição, o prêmio distribui material didático sobre o tema escolhido e capacita educadores com foco na conscientização sobre a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Também são abordados nas atividades o uso racional dos recursos naturais, a preservação da fauna e flora, entre outros temas.