Prefeitura promove Semana Ecológica no Parque Dorothy

Ação, que vai até sexta-feira (31/10), conta com oficinas de materiais recicláveis, exibição de filmes sobre descarte de resíduos e uso consciente da água e visita a espaços do parque

De quarta até sexta-feira (29 a 31/10), a educação ambiental está em destaque no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Neste período, a Secretaria de Meio Ambiente realiza a Semana Ecológica, ação gratuita e aberta ao público, que visa reunir crianças e adultos em atividades voltadas à preservação do planeta.

Participam da programação alunos de escolas municipais e estaduais, comunidade atendida pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e bolsistas do programa Qualifica Cidadão. A Semana Ecológica se encerra na manhã de sexta-feira (31/10). O Parque Irmã Dorothy fica na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima (confira abaixo a programação completa).

Educação e diversão

Para transmitir a mensagem de preservação do meio ambiente de forma lúdica, diversas atividades são desenvolvidas durante a Semana Ecológica. Entre elas, há oficinas de material reciclável para conscientizar a respeito da importância do reaproveitamento dos materiais. Nestas oficinas, alunos do CCE (Centro de Convivência Educacional) Carlos Vilela, que visitam o Parque na quinta-feira (30/10), farão recortes em cartolina. Já os bolsistas do Qualifica Cidadão, que vão ao local nesta quarta-feira (29/10), e idosos atendidos pelos CRAS Jd. Novo Ângulo e Rosolen, que comparecem ao parque na sexta-feira (31/10), produzirão puffes com garrafas PET.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental do Parque, Ricardo Zanoni, a proposta da Semana Ecológica é sensibilizar as pessoas sobre o tema, bem como fazer com que conheçam o espaço. “Com as oficinas, queremos que as pessoas vejam que é possível reaproveitar muitos materiais”, diz.

Outra atração do evento é a exibição da animação “Terra, cuide dessa bola”, que faz parte do Circuito Tela Verde, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente.

Além das atividades especiais, os participantes visitarão diversos espaços do Parque. Entre eles, a Maternidade da Árvore, o Recanto das Tartarugas, o Orquidário e a nascente local.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a Semana Ecológica faz parte das atividades do calendário da secretaria, que visam intensificar ações de Educação Ambiental e implementar políticas públicas de Desenvolvimento Sustentável. “Nosso objetivo é sensibilizar os participantes, para que se tornem agentes multiplicadores do desenvolvimento sustentável”, destaca.

Atividade

Oficina de produção de puffes com garrafa PET

Oficina de recortes e exibição da animação “Terra, cuide dessa bola”

Oficinas: bonecas com novelo de lã; caixas de presente; puffes com garrafa PET