Projeto educacional une leitura e diferentes gêneros literários

Sala de aula é transformada em redação de jornal;  alunos viram repórteres

Incentivar o interesse por diferentes gêneros literários na escola e a busca por conhecimento e informação é o objetivo dos educadores da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Helena Futava Takahashi, ao desenvolver o projeto "Jornal na Escola". Realizado no 3º bimestre, entre agosto e setembro, os professores transformam a sala de aula numa redação de jornal e os alunos atuam como repórteres, proporcionando interação e apresentando um novo setor profissional.

Participam da iniciativa alunos do 3º ano A e B e do 4º ano A. Para realização da atividade, os alunos receberam a doação de cerca de 600 exemplares do jornal local

com notícias da região.

Segundo a professora Cláudia Cristina Barbosa Tarelho, na pauta da aula da sexta-feira (15/08), a discussão foi focada nos diferentes gêneros literários encontrados no jornal. “Estamos observando a capa do jornal, o que traz de manchete, como é composto o jornal e seus diferentes assuntos, entrevistas e reportagens. O importante deste trabalho é a leitura e incentivar os questionamentos e o debate”, explicou a professora.

Segundo a escola, o trabalho é desenvolvido desde, o começo do ano. Já foram discutidos gêneros como: contos, fábulas, lendas, historia em quadrinho, crônicas e, desta vez, o texto jornalístico. “O trabalho é relacionado relacionadas à história, ciências, matemática, geografia em meio aos gêneros que o jornal traz como: reportagens, crônicas, charges e entrevistas”, comentou a professora, que disse ter  trabalhado por meio do jornal temas como dengue e a questão da água.

Para o aluno Felipe Carvalho, foi bem legal ler o jornal em sala de aula com seus amigos. “Os assuntos precisam ser interpretados, e cada um tem sua própria opinião. É preciso ler com atenção”, ressaltou.

“O aprendizado tem sido a melhor notícia desse projeto. Os alunos passaram a assimilar melhor a matéria. Toda essa experiência tem feito com que eles descubram novos assuntos, adquiram ainda mais conhecimento e comecem a observar o mundo onde eles vivem a realidade do bairro, da cidade e tudo que está ao redor”, comemorou a professora.