Câmeras em ônibus urbanos garantem mais segurança a usuários

Desde que equipamentos foram instalados, em fevereiro deste ano, número de furtos e roubos caiu 30%

O Transporte Social, programa da Prefeitura de Hortolândia, realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, traz vantagens ao usuário de ônibus urbano que vão além da economia no valor da tarifa. Com a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota a partir de fevereiro deste ano, a segurança no transporte coletivo tem sido reforçada, garantindo uma viagem mais tranquila para os passageiros. Segundo dados da Viação Lira, empresa que opera o transporte coletivo municipal, o número de assaltos em ônibus urbanos caiu quase 30% de fevereiro a julho deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

Entre fevereiro e julho deste ano, aconteceram 81 ocorrências de assalto. No mesmo período do ano passado, quando os ônibus circulavam sem os espiões, foram registradas 117 ações criminosas do tipo.

O programa Transporte Social é um pacote de benefícios para usuários de ônibus urbano que abrange diversas ações no município. Entre eles, a instalação de câmeras de monitoramento e GPS nos coletivos, ampliação da frota de ônibus urbanos e criação de novas linhas, instalação de novas estações de embarque e desembarque de passageiros e implantação de abrigos com cobertura e rampa, que facilitam o acesso de passageiros e garantem maior conforto, protegendo os usuários do sol e da chuva.

Outro benefício é o desconto no valor da passagem. Com o cartão Transporte Social, o valor da tarifa para usuários comuns cai para R$ 2,00 e R$ 1,00 para estudantes. Na catraca, o valor sem desconto é de R$ 3,00.

Mais segurança e comodidade

Para Sidney Fraga Alves, diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, a redução no número de ocorrências está relacionada a três fatores: menor circulação de dinheiro nos coletivos, devido ao uso do cartão Transporte Social; instalação de câmeras de monitoramento e também de GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global), equipamento que monitora os ônibus da frota, mostrando sua localização em tempo real.

“Sem a circulação do dinheiro nos ônibus, evitamos furtos e roubos no transporte”, afirma. “Queremos proporcionar às pessoas mais segurança para ir e voltar da escola e do trabalho, por exemplo, sem que haja incidentes desse tipo. Com isso, o usuário passa a ter mais confiança no transporte público”, destaca.

O que fazer em caso de extravio do cartão

Em caso de roubo, furto ou perda do cartão Transporte Social, o valor carregado pelo usuário não é perdido. “Ao informar o extravio, o cartão perdido é bloqueado e o valor das passagens contido nele é transferido para a 2ª via, que deve ser solicitada e retirada na Garagem da Viação Boa Vista, no Jd. Amanda”, explica Sidney Fraga.

A solicitação do bloqueio do cartão extraviado poder ser feita pessoalmente, na Garagem Boa Vista, ou por meio do telefone 3865 8900, ramal 8920. As informações a respeito da emissão da 2ª via do cartão podem ser obtidas pelo mesmo número da empresa.

Cadastramento no Transporte Social

Para solicitar o cartão do programa Transporte Social, que garante o desconto no valor da tarifa de ônibus urbano, é necessário se inscrever em um dos quatro pontos de cadastramento disponíveis: Garagem Boa Vista, no Jd. Amanda; Terminal Metropolitano de Hortolândia, no Jd. de Mônaco; Terminal Metropolitano de Campinas, no Centro; e Departamento de Mobilidade Urbana, no Remanso Campineiro. É possível também solicitar o cartão no Serviço Itinerante da Mobilidade Urbana, que percorre diversos bairros da cidade.

Além da cópia do RG, CPF e comprovante de endereço, para se cadastrar é preciso levar o comprovante de escolaridade, no caso dos estudantes, que deve ser solicitado na própria unidade de ensino. O cadastro é gratuito e o cartão fica pronto em cinco dias úteis.