Serviço Itinerante do Transporte Social orienta usuários de ônibus

Serviços oferecidos pelo Departamento de Mobilidade Urbana estarão disponíveis em vários pontos da cidade

Usuários do transporte coletivo urbano que desejam solicitar o Cartão Transporte Social ou se informar sobre como obter o cartão de estacionamento para idosos e deficientes poderão fazer isso com mais facilidade, a partir de agora. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, retoma, nesta quinta-feira (14/08), o Serviço Itinerante do Transporte Social. Equipes do Departamento de Mobilidade Urbana estarão, das 9h às 16h, na Rua Antônio Fernandes Leite, no Jd. Rosolen, para orientar a população sobre estes e outros serviços públicos, relacionados à mobilidade urbana.

Outra ação oferecida pela Administração, neste sentido, é a campanha que os agentes da mobilidade farão, em diversos pontos de ônibus, para fornecer informações sobre o cadastro no programa Transporte Social. Os profissionais, vinculados ao programa Qualifica Cidadão, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, também foram treinados para passar informações sobre itinerários, horários de partidas, tarifa e outras dúvidas comuns aos usuários.

Esclarecer a população sobre transporte urbano

No Serviço Itinerante do Transporte Social, que funcionará num estande de 2m x 2m identificado com o logotipo da Prefeitura, a população poderá se cadastrar no programa, como estudante ou usuário comum, bem como obter informações sobre o itinerário das linhas de transporte coletivo urbano municipal. Poderá, ainda, se informar sobre solicitação de lombadas e sinalização viária, aquisição de cartão de estacionamento para idosos e deficientes e autuações de trânsito (veja abaixo o cronograma).

Os agentes da mobilidade vinculados ao Qualifica Cidadão percorrerão diversos pontos de ônibus da cidade, distribuindo formulários de cadastro no Transporte Social e esclarecendo dúvidas. Na sexta-feira (15/08), o atendimento acontece na Av. Emancipação, no Jd. Mirante (próximo ao Hipermercado Good Bom e ao Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas) e na Rua Benedito Pedro Lacerda, no Jd. Adelaide (próximo ao Centro de Especialidades Médicas).

Segundo o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves, o Serviço Itinerante do Transporte Social é uma extensão do departamento, que o deixa mais próximo da comunidade, oferecendo alguns serviços presentes no órgão e informações sobre o programa Transporte Social. “Aproximamos a informação para o usuário de ônibus urbano, pois muitos ainda desconhecem os benefícios do programa. Com essa abordagem mais direta, podemos ampliar o número de cartões adquiridos”, afirma.

Transporte Social

O Programa Transporte Social, lançado pela Prefeitura de Hortolândia em fevereiro deste ano, é um pacote de benefícios para usuários de ônibus urbanos do município.

Com o cadastro no programa, usuários comuns pagam apenas R$2,00 pela tarifa de ônibus e estudantes pagam R$ 1,00. Na catraca, o valor da passagem é de R$ 3,00.

Além da economia com o custo da passagem, o pacote inclui a instalação de câmeras de monitoramento e aparelhos de GPS em toda a frota municipal, permitindo o acompanhamento em tempo real da localização do ônibus. Novos abrigos de ônibus com cobertura e rampa de acesso também fazem parte dos benefícios do Transporte Social.

O cadastramento no programa, que permite o desconto no valor da tarifa, é gratuito e pode ser feito em quatro pontos fixos da cidade (confira abaixo os locais) e também no Serviço Itinerante do Transporte Social, que possibilita o atendimento da população em diversos bairros.

Confira o cronograma de atendimento do Serviço Itinerante do Transporte Social

Horário: sempre das 9h às 16h