Gestores da educação fazem formação ambiental sobre água

“Reciclando o saber nos 20 anos de Semana da Água” é o tema discutido neste ano

Com o objetivo de orientar os profissionais da rede municipal quanto ao planejamento das ações para a Semana da Água e a Feira de Ciências, que acontecem em outubro, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma Formação Continuada de Educação Ambiental. O curso mobilizou, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/07), respectivamente, Coordenadores da Educação Infantil e Assistentes de Direção.

Os encontros aconteceram, pela manhã, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado na Rua Bolívia, nº 290, no Jd. Santa Clara do Lago II. A proposta faz parte do Programa Semana da Água, realizado pela Prefeitura, em parceria com o Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Neste ano, o tema do projeto é “Reciclando o saber nos 20 anos de Semana da Água”. O objetivo é promover a conscientização a respeito dos problemas e soluções quanto ao gerenciamento, conservação e proteção dos recursos hídricos. Entre as atividades realizadas ao longo de todo o ano nas escolas municipais, estão oficinas, palestras, vídeos e trabalhos com relação à temática.

Para que todas as atividades sejam executadas com sucesso, é necessário que agentes multiplicadores repassem o conhecimento adquirido durante as formações. Em Hortolândia, 54 escolas participam da Semana da Água. Ao todo, cerca de 23 mil alunos estão envolvidos no projeto.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a questão ambiental faz parte das políticas públicas educacionais. “Vemos o compromisso com a educação integral dos nossos alunos e a questão ambiental faz parte deste processo. Em relação à problemática da água, precisamos conscientizar nossa comunidade escolar. O objetivo deste encontro é provocar mudanças de atitudes no cotidiano e preservar este recurso primordial em nossas vidas”, ressaltou.

“Participar dessa formação de sensibilização, conscientização dos problemas e soluções à conservação e a proteção dos recursos hídricos me fez refletir a respeito da urgente necessidade de mudanças de atitudes e comportamentos que devemos adotar para colaborar com o meio ambiente. A escola é muito importante para formação de uma cultura de defesa do planeta”, ressaltou.

Semana da Água

A Semana da Água é um programa de educação ambiental do Consórcio PCJ, coordenado no município pelas professoras do Creape Ângela Júlia Ghiraldelli e Regiane Sofia Valério. Consiste no desenvolvimento e aplicação de ações e atividades relativas à água, trabalhando a realidade local, integrando os conteúdos ao material do laboratório de ciências das escolas, além de vivências práticas. “É aplicado nos meses de agosto a outubro, contando com a adesão de todas as escolas municipais, sendo Emei, Emeief, Emef e EJA, bem como escolas particulares participantes do Programa Bolsa Creche. É dividido em etapas, sendo primeiramente realizada a formação de gestores, que, por sua vez, multiplicarão aos professores em HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e que aplicarão o programa em sala de aula com os alunos”, explicou Regiane.

Hortolândia participa do programa desde 1997. Segundo a professora Regiane Valério, “na formação dos gestores, o foco foi o problema da escassez de água que estamos enfrentando, discutindo com o grupo sobre ações práticas necessárias para amenizar esse problema.”

“As escolas já incluíram esse projeto no seu planejamento, após as formações, nas quais são passadas as informações e disponibilizados materiais para trabalharem em sala. Cada unidade escolar tem a liberdade de planejar suas ações, utilizar as estratégias e metodologias que preferirem. Salientamos a necessidade de se trabalhar, de acordo com sua realidade local e envolvendo a comunidade”, afirma a professora Ângela Ghiraldelli.

O Programa Semana da Água está atrelado a IV Formação Ambiental Continuada da Secretaria de Educação, onde os professores participam da formação em HTPC, aplicam o projeto com os alunos e enviam um livro de bordo comprovando a efetivação do projeto para receberem a certificação tanto da Semana da Água quanto da Formação Continuada Ambiental. Todos os professores, gestores e funcionários envolvidos na Semana da Água recebem certificado emitido pelo Consórcio PCJ.

Confira o cronograma da Semana da Água 2014:

Agosto: Formação dos Professores em HTPC nas escolas.

Agosto e Setembro: Aplicação do projeto com os alunos;

Outubro: Encerramento do Programa Semana da Água/ Feira de Ciências na escola com a participação da comunidade.