Escola municipal lança projeto de incentivo à leitura

Idealizado pela Emeief João Carlos do Amaral, projeto Mala da Leitura começou a funcionar nesta segunda-feira (28/07)

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e os momentos de contato com os livros entre pais e filhos, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares, no Jd. Nova Hortolândia, inicia, nesta segunda-feira (28/07), o projeto Mala da Leitura. A iniciativa consiste no empréstimo de material de leitura a todas as 450 crianças da escola, de forma rotativa.

Os alunos envolvidos, com idade entre 6 meses e 6 anos, levam para casa um livro e uma revista, em uma maleta. Após a leitura e as anotações feitas em conjunto com os pais, o estudante devolve o material à escola, para que, posteriormente, outra criança possa desfrutar das obras. O lançamento do projeto aconteceu na última sexta-feira (25/07) e teve a participação da secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, em uma contação de histórias prestigiada por pais de alunos, estudantes e funcionários da unidade.

Maleta da leitura

Ao todo, são 18 maletas disponíveis, emprestadas em toda a escola, duas vezes por semana. Cada maleta contém um livro de gênero literário diverso, adequado para a faixa etária da criança, e uma revista com temas da atualidade, para que os pais também participem do momento de leitura.

Além das discussões sobre as obras em sala de aula, ao fim de cada mês, os pais são convidados à escola, para que discutam sobre o que leram, junto com as crianças. “O incentivo à leitura começa na família. É um momento de estar com as crianças, para que tenham interesse em participar dessa atividade”, afirma Cleide Maria Nunes Jesus, coordenadora pedagógica da unidade de ensino.

Para crianças que estão no Berçário, são enviadas imagens diversas ou CD com músicas infantis. Já as turmas do Maternal ao Jardim II levam emprestados livros com gêneros variados.

A ação de leitura rotativa começou nesta segunda-feira com o empréstimo de livros que devem ser devolvidos na quarta-feira (30/07). Na quinta-feira, outras famílias recebem o material, se comprometendo a devolvê-lo na segunda-feira seguinte.

Durante o lançamento do projeto, a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, parabenizou toda a equipe responsável pela iniciativa de promover a prática da leitura no ambiente familiar e a participação da família na vida escolar dos filhos. “Sabemos que formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Manusear os livros, ouvir histórias e estimular as crianças ao gosto e o hábito da leitura é essencial para o seu desenvolvimento integral: crescimento intelectual, social, moral e afetivo”, afirma. “Ressalto o compromisso das gestoras, docentes e educadores infantis na realização deste projeto tão significativo na formação de leitores autônomos. A Secretaria de Educação tem oportunizado a nossos alunos e alunas o acesso aos livros; somos, juntamente com a escola e família, grandes parceiros na concretização do ensino de qualidade”, destacou a secretária.