Viveiro Municipal doa adubo orgânico à população

No primeiro semestre, foram distribuídas gratuitamente 4 toneladas do composto; após fazer cadastro, cada morador pode receber até 40kg do material por bimestre

A produção de adubo orgânico no Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, tem beneficiado as áreas verdes da cidade, em vias públicas ou residências particulares, com plantas mais bonitas e saudáveis. O composto, obtido a partir do processamento de matéria orgânica, pode ser adquirido gratuitamente pela população, mediante cadastro feito no local. O Viveiro Municipal fica na Rua Stefano Dilo, nº 350, no Loteamento Adventista Campineiro. Para se cadastrar, é necessário levar documentos pessoais e comprovante de endereço.

Cada morador pode receber até 40 kg de adubo a cada dois meses, para utilizar em hortas caseiras e jardins particulares. Para retirar o material, é preciso levar um recipiente adequado para armazená-lo, como vasos e sacos plásticos.

No ato do cadastro e da doação, a equipe do local dá instruções à população sobre a aplicação do adubo, explicando as melhorias proporcionadas à planta que recebe o composto. Segundo o técnico em agropecuária Toni Cláudio Andrade Sousa, o adubo orgânico é rico em potássio e traz muitos benefícios, tanto para as plantas, quanto para o solo. “A planta tem melhor absorção e crescimento. Além disso, com o adubo, a terra fica mais descompactada”, explica.

O composto é formado a partir do processamento de matéria orgânica proveniente dos serviços de jardinagem e poda no município, realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos, torta de mamona, pó de carvão e esterco animal. Com isso, galhos e folhas que seriam descartados em locais inadequados, ou ocupariam espaço em aterros sanitários, são reaproveitados.

A preparação do adubo leva até 90 dias para ser finalizada. De janeiro a junho deste ano, foram doados 4.000 kg de adubo orgânico à comunidade.

De acordo com Elaine Cristina de Souza, gerente de Meio Ambiente, a doação contribui com a arborização na cidade. “Nosso objetivo com a doação é resgatar a questão do plantio no município, para que não impermeabilizem todo o solo em casa, e cultivem jardins, hortas e árvores em casa”, afirma. “A distribuição gratuita do composto visa incentivar as pessoas a plantar mais”, destaca.

SERVIÇO:

O quê: Doação de adubo orgânico produzido no Viveiro Municipal

Onde: Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos - Rua Stefano Dilo, nº 350, Loteamento Adventista Campineiro. Telefone: 3897 2926