Alunos da rede municipal realizam atividades sobre preservação da água

Cerca de 3 mil alunos, de sete escolas próximas aos reservatórios Jac 1, Jac 2 e Santa Fé, em construção pela Prefeitura, participam das atividades realizadas pela equipe do projeto técnico-social

A construção pela Prefeitura de três novos reservatórios para captação e armazenagem da água da chuva em Hortolândia tem mobilizado crianças de escolas municipais, próximas às obras. Ao todo, mais de 3 mil alunos do Ensino Fundamental realizam atividades de educação ambiental, voltadas à questão da preservação da água e do meio ambiente, de forma geral.

Na manhã desta quarta-feira (23/07), alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes, participaram de ações de conscientização sobre a importância da água e preservação ambiental, e também sobre o novo reservatório de água na região do Jardim Santa Fé. Entre alunos das turmas do Jardim 2 da Educação Infantil  ao 5º ano do Ensino Fundamental, 356 crianças estão envolvidas na ação.

Segundo a assistente de direção da unidade, Raimunda Barbosa de Araújo Penha, o aprendizado vem ao encontro do que já é ensinado no plano pedagógico da escola. “As crianças aprendem sobre a preservação ambiental, o que causa a enchente e o porquê dos reservatórios. Além disso, realizamos a campanha de reciclagem e fizemos uma horta suspensa”, explica.

Emily Caroline Lírio de Assis Santos, aluna do 5º ano na escola, de 10 anos, diz que sempre gostou de questões relacionadas ao meio ambiente. “Gosto principalmente de aprender sobre a preservação da água”, afirma. “É importante ter esse cuidado por uma questão de respeito, porque tudo vai voltar para a gente”, comenta.

Projeto Técnico-Social

O projeto Técnico-Social Jac 1, Jac 2 e Santa Fé tem como objetivo divulgar informações às escolas a respeito da construção dos reservatórios, realizada pela Secretaria de Obras. Com foco na questão ambiental, o mesmo visa ampliar conhecimentos sobre a questão da reciclagem, água, plantas, entre outros.

A cada mês, uma escola realiza as atividades de conscientização. Desenvolvidas em parceria com assistentes sociais, as atividades são escolhidas pela própria unidade de ensino, desde que voltadas ao tema. Além disso, são fornecidos para a escola um vídeo e revistas próprias do projeto. Na Emef Helena Futava Takahashi, por exemplo, os alunos produziram desenhos, fizeram uma horta suspensa, reaproveitando garrafas PET, e trabalham a questão da escassez de água.

Após a realização dos trabalhos à critério da escola, uma equipe composta por assistentes sociais vai à unidade para o encerramento e avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do mês.

Segundo a assistente social e responsável pelo projeto, Creuza Aparecida Moraes Silva Santos, é importante que toda a população do entorno das obras saiba o que está sendo desenvolvido no local. Por isso, além do trabalho nas escolas, comissões de moradores também estão envolvidas na ação, acompanhando as obras. “As crianças passam a saber que a cidade está mudando, aprendem novos conceitos e sobre como essas alterações vão trazer qualidade de vida. Elas levam para casa o que aprendem”, ressalta.

Os reservatórios Jac 1 e Jac 2 estão sendo construídos pela Administração na região do Jd. Carmem Cristina e Jd. Minda. O Jac 1, com capacidade de armazenagem de 660 milhões de litros de água, e o Jac 2, que poderá armazenar até 840 milhões de litros, captarão água da chuva para evitar alagamentos e reservar a água que seria perdida. O terceiro reservatório em construção, com mesmo objetivo, é o do Jd. Santa Fé.

A Prefeitura fará, no entorno dos reservatórios, áreas de lazer e convivência com pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre. Com isso, o projeto pretende também interligar as áreas verdes do município.

Confira o cronograma do projeto técnico-social sobre os reservatórios Jac 1, Jac 2 e Santa Fé:

Setembro – Emef Profª Marleciene Priscila P. Bonfim e Emef Villagio Ghiraldelli

Outubro – Emef Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”