Mostra Na Lona traz espetáculos teatrais gratuitos para Hortolândia

Companhias e grupos apresentarão 24 peças durante todo o mês de agosto, em praças, escolas municipais e feiras livres

Uma programação especial na área da cultura para o mês de agosto. A 3ª Mostra de Teatro de Hortolândia Na Lona 2014 trará 24 espetáculos gratuitos. As apresentações serão nas escolas municipais, praças públicas e feiras livres, entre os dias 14 e 23 de agosto. O evento será realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pela Cia. de Teatro São Genésio e pela Casa de Joana.

Serão apresentados espetáculos, adulto e infantil, em todas as regiões da cidade (veja programação no link). Na Lona é resultado do Prêmio Teatro em Hortolândia 2014, concurso público realizado pela Prefeitura que escolheu obras nas categorias de rua, adulto, infantil para palco à Italiana e infantil para espaços alternativos, para serem apresentados durante a mostra.

Das 134 obras inscritas, 21 foram selecionadas por meio de um processo transparente, composto por membros da área da cultura, sociedade civil e poder público. Companhias e grupos teatrais de 15 municípios do País se apresentarão na cidade. Os ganhadores receberão prêmio de R$ 2.500,00 por grupo ou companhia.

O espetáculo adulto “Enfim, o fim!”, produção da Cia. de Teatro São Genésio, de Hortolândia, abrirá o festival, na quinta-feira (14/08), às 20h, no anfiteatro da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. No ano passado, mais de 8 mil pessoas assistiram aos espetáculos.

Para o representante da Cia. São Genésio e Casa de Joana, Juracy Moreira, a Mostra já se tornou referência nacional, com a participação de grupos de todo o País. “A transparência na seleção dos espetáculos faz com que aumente, a cada ano, a participação dos grupos teatrais. A população só tem a ganhar, pois é uma chance única de assistir espetáculos de alto nível”, afirma Moreira.

De acordo com o agente cultural da Secretaria de Cultura, Anderson Zotesso, a Mostra tem o objetivo de descentralizar o acesso ao teatro na cidade. “Todas as regiões da cidade vão receber apresentações. Para os grupos teatrais, é mais um espaço para a divulgação do trabalho e reconhecimento pela qualidade dos espetáculos”, explica Zotesso.