Curso de jardinagem é oferecido a bolsistas do Qualifica Cidadão

Aulas acontecem no Pq. Irmã Dorothy, às quartas-feiras

Destinado a bolsistas do programa Qualifica Cidadão, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, teve início, nesta quarta-feira (02/07), o curso de Jardinagem, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A formação acontece às quartas-feiras e tem duração de 96 horas. A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Inclusão e Desenvolvimento Social.

Na turma atual, composta por 34 pessoas, há bolsistas de diferentes idades. O programa Qualifica Cidadão oferece oportunidade de geração de renda para maiores de 18 anos, desempregados e sem renda para manter a família, por meio de qualificação para a inserção no mercado de trabalho. Enquanto realizam as formações, os selecionados pelo programa recebem da Prefeitura bolsa auxílio desemprego mensal de R$510 e cesta básica.

Durante o curso, todos aprenderão princípios básicos de jardinagem, como os métodos de preparação do solo, poda, paisagismo, desenvolvimento de jardins e tratamento de diversas espécies de plantas.

As aulas, ministradas pelo coordenador de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, e pela educadora ambiental, Caroline Serafim, têm como objetivo incentivar os alunos para sua inserção no mercado de trabalho na área e também contribuir com a realização pessoal de cada um. Além de conhecimentos teóricos, os bolsistas têm aulas práticas em toda a área do parque, incluindo o viveiro e o orquidário.

Segundo Zanoni, a capacitação dá oportunidade para que os estudantes atuem em todo o mercado de jardinagem. “Posteriormente, podem trabalhar em jardins, parques, estufas e até mesmo em negócios particulares”, afirma.